A ração a granel é aquela ração que você compra nos mercados e aparece em potes ou outros recipientes, sendo que o dono do estabelecimento separa uma parte para você levar dependendo do quanto você queira levar, geralmente pequenas quantidades.

Nesse artigo você entende os motivos pelos quais comprar ração a granel não é uma boa ideia e por que não recomendamos a compra de ração a granel.

ração a granel

Validade da ração

Não tem como saber se a ração na prateleira realmente está dentro da validade, se não é uma ração velha ou se está próximo de vencer, isso porque a única forma de ter essa certeza é comprando a ração dentro da sua embalagem.

Nesses lugares a embalagem é muitas vezes jogada fora depois que a ração é colocada em um pote mais bonito para a apresentação das rações, perdendo-se assim a única garantia de que aquela ração ainda está dentro da validade.

cão comendo

Valor nutricional da ração

Outro problema que o tutor enfrenta ao comprar ração a granel é não saber quais os valores nutricionais daquela ração, isso porque o local que contém essa informação é a embalagem e ela muitas vezes é jogada fora.

Muitos vendedores asseguram que sabem quais as melhores rações e qual o valor nutricional de cada ração que vende, mas você acha mesmo que o vendedor decorou todas essas informações?

cão comendo

Até mesmo os tutores com apenas um saco de ração em casa esquecem essas informações e precisam recorrer a embalagem para se lembrar, é importante ter essas informações, principalmente para apresenta-las ao veterinário no caso do seu cãozinho apresentar algum problema de saúde como uma anemia, por exemplo.

Higiene da ração

A ração a granel fica exposta, muitas vezes aberta e até em recipientes impróprios para o armazenamento de razão, esse é um erro crucial desses estabelecimentos, afinal, com a ração nessas condições os níveis de higiene baixam a quase nulos.

cão comendo

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como armazenar a ração do seu cachorro

Sim, nessas condições pequenos animais como roedores e parasitas podem entrar em contato com a ração e passar doenças para os cães que se alimentarem dessa ração. Fungos e bactérias também podem se proliferar no alimento, aumentando as chances do seu cão ficar doente por ingerir essa ração.

Conservação da ração

A melhor forma de conservar a ração é na embalagem original, e dentro de um recipiente devidamente fechado, isso porque essa embalagem impede que os nutrientes da ração se percam ao ser exposta ao ar e outros agentes, o outro recipiente evita o contato de animais e parasitas com a ração.

ração a granel

A ração a granel não é conservada da melhor forma, e por isso você estará comprando uma ração com menor valor nutricional do que o alimento que veio na embalagem e ainda correndo o risco de contaminar seu cão com alguma doença.

Tudo isso sem falar que muitas vezes os potes onde a ração a granel é exposta para venda não são devidamente limpos, aumentado os riscos de contaminação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a quantidade ideal de ração para dar ao cão

Garantia de qualidade

Cão estranha ração

Infelizmente muitas pessoas querem levar vantagem em diversas situações e comprando ração a granel você não tem nenhuma garantia da qualidade da ração, ninguém pode garantir a você que o vendedor não está tentando levar vantagem misturando rações e até adicionando rações velhas para não perder dinheiro.

Dica

O ideal é não comprar ração a granel, mas se você precisar mesmo fazer isso, deve prestar muitas atenção no cheiro e textura da ração ao comprar, quanto mais aparentar estar fresca e limpa melhor, mas nesses casos evite comprar muita ração para não estragar caso esteja próximo de sair da validade e você não saiba.

cão ração

Muitos donos compram a ração a granel pois querem mudar a ração do cão e a ração a granel na verdade é um experimento para encontrar a ração mais aceita pelo cãozinho, nessas ocasiões você pode pedir amostras ao vendedor, são versões menores e fechadas na embalagem que trazem a mesma ração dos pacotes maiores.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/5-motivos-para-nao-comprar-racao-granel/.