A Prefeitura de Santos (SP) abre nesta sexta-feira (15) o primeiro abrigo provisório também para animais. A iniciativa é uma parceria entre a administração, a Codevida e a ONG Defesa da Vida Animal (DVA), que possibilitará acolhimento para 40 pessoas em situação de rua e seus animais. O serviço irá funcionar a partir das 18h, na Rua General Câmara, 245/249. Os acolhidos irão receber kit de higiene, banho, vestuário e jantar.

(Foto: Edu Leporo)

Um espaço de aproximadamente 100m² será preparado na área externa do abrigo pela Secretaria de Meio Ambiente e de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social, Flavio Ramirez Jordão, os animais receberão atendimentos pontuais. “Dessa forma, a cidade ganha o primeiro abrigo provisório também para animais durante o período de frio”, destaca. A impossibilidade de estar com o animal é um dos motivos que dificulta o acesso dessas pessoas aos serviços de acolhimento da administração.

A abertura do espaço, que ocorre bem próximo à chegada do inverno (dia 21), coincide com o reforço e intensificação da busca ativa nas ruas, que passará a contar com mais uma equipe de abordagem no período noturno. Atualmente, atuam dois grupos pela manhã, o mesmo número à tarde e um durante a noite, que abordam pessoas em situação de rua e as encaminham para a rede socioassistencial do Município.

“Com a ampliação na oferta de vagas de acolhimento e a intensificação da busca ativa nesse período crítico de frio, aumentam também as chances de convencimento das pessoas a aderirem aos serviços oferecidos pela Prefeitura”, acredita Jordão.

A rede de acolhimento da Cidade é composta também pela Seção de Acolhimento e Abrigo Provisório de Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seacolhe-Aif), com 80 vagas, e pela Seção Abrigo para Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seabrigo-Aif), com 48 vagas, além das instituições conveniadas – Albergue Noturno (50 – demanda espontânea) e a Casa das Anas (24). As equipes de abordagem e o Centro Pop são portas de entrada para esse serviço.

O município ainda oferece o Serviço Especializado em Abordagem Social e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro Pop (Rua Conselheiro Saraiva, 13, Vila Nova). As Equipes desenvolvem um serviço de abordagem constante a essa população, a fim de estabelecer vínculos de confiança com os operadores sociais, e propor encaminhamentos para a rede socioassistencial do município.

Para quem decide sair das ruas, são oferecidas oportunidades de qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho, como o projeto Fênix, que concede bolsa de um salário mínimo por 18 meses. É ofertado também o retorno ao convívio familiar e comunitário à cidade de origem, pelo Centro Pop.

Fonte: Diário do Litoral

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/06/abrigo-para-pessoas-situacao-de-rua-aceitara-animais-em-santos-sp/.