Administração de medicamentos líquidos

O medicamento líquido é o mais fácil de ser dado para animais que não cooperam. geralmente, uma seringa sem agulha auxilia na administração do líquido. Retire a quantidade específica, e em seguida coloque a ponta da seringa no canto da boca do seu animal e vagarosamente, aplique o medicamento para dentro de sua bochecha.

Mantenha a cabeça do seu animal inclinada para trás, de forma que a gravidade faça com que o remédio flua na direção correta. Massageie sua garganta até que você veja engolindo. Talvez seja necessário que você lhe dê um pouquinho de cada vez, para ter certeza de que ele engula tudo. caso você não tenha uma seringa, use um conta-gotas.

Comprimidos

Os cães geralmente engolem os comprimidos com facilidade quando estão escondidos em algum petisco apetitoso, como queijo ou bolinha de carne. No entanto, alguns cães e a maioria dos gatos engolem o petisco e cospem o comprimido.

Para dar um comprimido a um cachorro, circunde o topo de seu focinho com a mão, pressionando ambos os lados de sua mandíbula ao longo da linha da gengiva, exatamente atrás dos grandes e pontudos dentes caninos. Esse gesto fará com que seu cachorro abra bastante a boca. Quando ele o fizer, empurre o comprimido para o fundo de sua língua, com sua outra mão. Depois, gentilmente faça carinhos em sua garganta até que ele o engula.

A mesma técnica funciona com muitos gatos, mas, se não funcionar, pegue a pele solta no pescoço de seu gato e puxe sua cabeça para trás até que seu nariz aponte para o teto. Sua boca automaticamente se abrirá- basta puxar o maxilar com um dedo e jogar o comprimido em sua boca, no fundo de sua língua (é bom colocar um pouco de manteiga no comprimido para ajudá-lo a escorregar para baixo). Você também pode esmagar o comprimido, misturá-lo com uma porção de comida para gatos com um odor pronunciado e alimentar seu animal.

Medicando os ouvidos de seu animal

Geralmente, o medicamento para o ouvido é em líquido ou pomada. Para colocá-lo incline a cabeça de seu animal de forma que a abertura do ouvido afetado aponte para cima. Ponha várias gotas do remédio no canal auditivo e segure firmemente a orelha dele para que ele não balance imediatamente a cabeça e jogue todo o remédio fora.

Medicando os olhos de seu animal

Incline a cabeça de seu animal de forma que ele fique olhando para o teto. Cuidadosamente, puxe para baixo a pálpebra inferior do olho afetado e pingue ou coloque várias gotas do medicamento na bolsa que se formou. Em seguida, solte a pálpebra e deixe que seu animal pisque várias vezes. Isso fará com que o remédio se espalhe naturalmente por toda superfície do olho.

Fonte: Primeiros socorros para cães e gatos