Abordar esse tema é de extrema importância para conscientizar os tutores em relação ao câncer de próstata e a importância dos exames, pois nem todos têm conhecimento do assunto e nem dos cuidados que devemos ter com os nossos animais ao longo da vida para evitar a doença na velhice.

Os animais, assim como os homens, merecem uma atenção especial quando estão na fase adulta, migrando para fase senil. Geralmente, os cães em idade adulta, não castrados, independente da raça ou tamanho, estão propícios a desenvolver este tipo de enfermidade. Aproximadamente após os 8 anos de idade, os hormônios dos testículos dos animais começam a funcionar de forma irregular, estimulando a próstata a sofrer um aumento de tamanho e de forma, além de modificações em sua textura. Com isso, o risco de desenvolver um tumor fica maior.

A melhor forma de prevenção é a Orquiectomia (procedimento cirúrgico realizado para a castração de cães do sexo masculino). Além da castração, visitas periódicas ao médico veterinário é uma forma eficaz e segura de prevenção! Com o acompanhamento médico, é possível realizar exames de toque ou US (ultrassom na região perineal), que irão revelar se há evidências de alterações na próstata. O quanto antes a doença for detectada, maiores serão as chances e a velocidade de cura do câncer.

Veja mais em: Anda.jor.br

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.