Foto: Reprodução/Jornal Hoje/Globo

Animais silvestres são traficados em plena luz do dia em uma feira em Duque de Caxias (RJ). Recentemente, 200 aves foram resgatadas pela Polícia Ambiental. Ninguém foi preso.

Foto: Reprodução/Jornal Hoje/Globo

A reportagem do Jornal Hoje, da Globo, usou uma câmera escondida para flagrar o tráfico. Os criminosos comercializam os animais por valores que vão de R$ 40 a R$ 500 e a ação é feita a poucos metros de uma viatura da polícia.

Transportados em condições degradantes, a maior parte dos animais é retirada da natureza no Nordeste e nas regiões Norte e Centro-Oeste e vendida no Sudeste. São 12 milhões de animais traficados anualmente.

“A gente sabe que a maioria dos animais traficados e tirados da natureza, vendidos de uma forma geral, são aves. Esses animais o que podem fazer? Não podem escolher como parear, não podem voar, não estão livres para expressar seu comportamento natural”, explica ao G1 Elizabeth Macgregor, diretora de educação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

“São animais recém-capturados, se debatem muito contra a gaiola, e isso provoca muitos machucados neles, provoca stress muito grande, eles chegam bem debilitados aqui no centro”, afirma Márcio Urselino, analista ambiental do Ibama.

De acordo com dados do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, nove de cada dez aves transportadas por traficantes morrem durante o percurso. Entre as que sobrevivem, há aquelas que não têm condições de ser reinseridas na natureza, sendo condenadas pelo tráfico a viver aprisionadas em cativeiro.

Traficar animais silvestres é crime e tem como pena de 6 meses a um ano de detenção, além de multa.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/10/animais-silvestres-sao-traficados-a-luz-do-dia-em-feira-no-rj-amp/#utm_source=rss&utm_medium=rss.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.