filhote sendo adestrado

É preciso evitar possessividade em filhotes, geralmente surge em relação a algo em específico. Como comida, brinquedos ou um espaço, como a caminha dele ou o sofá.

Nesse artigo vamos falar especificamente sobre como evitar possessividade em filhotes. Já que no geral os problemas começam com nossas ações ainda na fase de maior aprendizado dos cães. Quando ainda são filhotes.

Comida

Pode acontecer dos cães desenvolverem possessividade com a comida. É muito natural devido aos seus instintos, eles estão protegendo o básico que eles necessitam. Mas é preciso ter cuidado, pois alguns cães podem desenvolver agressividade por estar defendendo seu alimento.

filhotes comendo

A grande dica para evitar possessividade de filhotes em relação a comida é acostumá-los a sua presença na hora de comer. Eles precisam associar comida as pessoas da casa. Assim não vão sentir medo de que humanos retirem a comida deles.

Por isso dê comida ao seu cão na mão. Dê petiscos quando ele acertar comandos. Assim vai evitar possessividade e assim agressividade.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cães agressivos com comida e saiba como lidar e evitar

Brinquedos

Possessividade com brinquedos pode ser bem comum. Afinal, o brinquedo é deles e passa mais tempo com os cães do que com os tutores. Para evitar possessividade de filhotes em relação aos brinquedos é preciso um trabalho contínuo.

evitar possessividade

Para começar tenha sempre os brinquedos que podem sempre ficar com o cão e os que não podem. Aprenda a brincar com seu filhote. Não aprove atitudes negativas como o cão rosnar ou morder para não deixar que peguem o brinquedo.

E também não grite ou a hora da brincadeira vai se tornar ruim e filhote vai associar agressividade ao comportamento padrão. Dê o brinquedo ao filhote sempre que ele fizer algo positivo.

Torne a brincadeira sempre um momento feliz. E faça seu filhote associar o brinquedo junto com você a algo bom.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cães com síndrome de cachorro pequeno

Ambientes

filhotes de cães

O sofá, caminho ou até um ambiente como o quintal pode ser dominado pelos cães. Você deve ajudar seu cão a associar qualquer ambiente como o ambiente de todos. Leve seu filhote para brincar em todos os locais da casa.

Evite que ele fique possa andar por todos os ambientes da casa, assim você terá um controle maior sobre as necessidades do seu cãozinho. Se você o deixa subir no sofá ou cama. Fique atento a sinais de agressividade. Para evitar possessividade faça o cãozinho se acostumar com a presença de pessoas em todos os locais.

Rotina

filhotes de Bernese

Dar uma rotina para os cães, mesmo os filhotes que ainda não podem sair. É algo muito importante. Pois os cães adoram rotina, eles se sentem bem em seguir uma rotina que tenha tudo que os cães precisam.

Eles precisam de passeios, adestramento, enriquecimento ambiental, boa alimentação e muitas brincadeiras. Toda essa rotina com o tutor vai estreitar muito mais os laços entre o filhote e o tutor.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Recompensa positiva

filhote mordendo

Sempre recompense positivamente seu cão. Faz muito mais efeito do que broncas e com certeza ajuda muito. Tanto em adestramento como para evitar comportamentos possessivos. Você deve usar a recompensa positiva para fazer seu filhote entender qual é o comportamento desejado.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como recompensar seu cão da forma correta

Lembre-se que mesmo que o cãozinho já tenha entendido o comportamento que você deseja, é importante sempre recompensá-lo. Não precisa ser sempre com um petisco. Carinho, seja com toque ou vocal, já é ótimo para os cães. E principalmente, é ótimo para a sua relação com seu filhote.

Fonte Oficial: https://webcachorros.com.br/aprenda-evitar-possessividade/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.