Ao falar em massagem em cães, as pessoas podem facilmente associar o assunto a artigos de luxo e criar algum preconceito ou acreditar que não vai ter dinheiro para proporcionar a massagem para o seu cão.

Mas a verdade é que você mesmo pode fazer massagem no seu cão, é algo muito benéfico para eles e com certeza pode ajudar muito a aumentar o vínculo e o afeto que já existe entre você e seu cãozinho.

Artigo de luxo?

Claro que para os tutores com melhor situação financeira, é possível contratar os serviços de um terapeuta canino que faça um trabalho excepcional e possa massagear seu cãozinho. Mas nem todo mundo pode pagar e nem precisa, afinal e possível massagear seu cão em casa.

Por isso massagem não é considerada artigo de luxo, com as instruções certas, boa vontade e muito amor, qualquer tutor pode proporcionar esse carinho e cuidado para o seu cão, ele mesmo em casa.

massagem cão

Benefícios da massagem para cães

A melhoria de qualidade de vida é o maior benefício, isso porque a massagem é relaxante e para os cães saudáveis relaxar com seu dono fazendo uma massagem e um carinho os deixa imensamente feliz. Tente e você vai constatar isso ao seu cão te encher de carinho no fim, isso se ele não dormir.

Diminuição do estresse e prevenção de doenças são outros benefícios, os cães que sofrem de ansiedade de separação podem ter o estresse que sofrem reduzido com massagens.

massagem cão

Melhoria da circulação, combate a retenção de líquido e recuperação muscular são outros benefícios, a massagem em cães idosos pode ajudar bastante a combater sintomas difíceis de conviver que aparecem na velhice, como as dores musculares.

Massagem deitado

Para massagear seu cão deitado, você pode coloca-lo deitado de lado e massageie as patas do seu cão, faça mais pressão nas almofadas, delicadamente, e suba em movimentos circulares pelas patas.

massagem cão

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como limpar as orelhas do seu cão

Massagem na cabeça

Massageie em movimentos circulares a face do cão, as bochechas e abaixo dos olhos, faça os movimentos em direção ao pescoço. Massagear a região das orelhas ajuda muito o cão a relaxar e pode ajudar a começar as massagens nos cães mais agitados.

Com os dois dedos logo abaixo do osso craniano do seu cão, massageie levemente e com carinho, o cão pode relaxar bastante nessa hora, pois esse é um ponto de estímulo.

Tronco e barriga

Com o cão deitado de barriga para cima e usando as pontas dos seus dedos, massageie com calma como se estivesse coçando bem na região onde as costelas do cão terminam.

Com seu cachorro de pé massageie a coluna do seu cão, essa área pode acumular bastante tensão, não faça muita pressão, mas seja firme, faça movimentos compridos indo de uma extremidade a outra.

massagem cão

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como cuidar das almofadinhas do seu cão

Dica

Não precisa seguir a ordem acima ou fazer tudo no mesmo dia, avalie seu cão, o que ele mais gosta e o que mais precisa, é possível que o cão durma depois da massagem.

Se seu cão costuma passar o dia dormindo e a noite acordado massagear o cão é uma ótima ideia, você pode passear a noite, ou brincar bastante em casa mesmo, depois fazer a massagem para ele relaxar e ele provavelmente vai dormir a noite, essa rotina pode ajudar bastante seu cão e reduzir estresse.

Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/aprenda-fazer-massagens-relaxantes-no-seu-cao/.