Foto: Christopher Furlong | Getty Images

Chamada de Million Dollar Vegan, a campanha apoiada por celebridades, ambientalistas e organizações tem como objetivo promover algumas das questões mais urgentes do mundo – mudança climática, fome global, saúde e bem-estar animal.

Se o pontífice concordar, a Million Dollar Vegan, juntamente com a Blue Horizon International Foundation, oferecerá US$ 1 milhão para a caridade que ele escolher.

A campanha busca ressaltar o impacto devastador da pecuária, que segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, tem um impacto maior sobre o aquecimento global do que as emissões de combustíveis de todo o setor de transporte no mundo, que é o principal fator do desmatamento e da perda de biodiversidade.

Genesis Butler, de 11 anos, juntou-se à campanha para convencer o Papa Francisco a se tornar vegano na quaresma, quando muitos católicos praticantes abandonam os luxos nas semanas que antecedem a Páscoa .

Uma carta, escrita por Butler e destinada ao Papa, fala sobre conexão entre mudança climática e poluição, destacando também a ineficiência da criação de animais e como ela contribui para a fome mundial, a extinção da vida selvagem e o sofrimento dos animais.

“A agricultura e o abate de animais causam muito sofrimento e também são uma das principais causas das mudanças climáticas, do desmatamento e da perda de espécies”, escreveu Butler.

“Quando alimentamos as culturas de animais que os humanos ‘podem’ comer, é um desperdício. E com uma população mundial crescente, não podemos nos dar ao luxo de ser um desperdício”.

Butler pediu a oportunidade de conhecer o Papa Francisco para que ela possa discutir as questões levantadas em sua carta pessoalmente; muitas das mesmas questões que o Papa Francisco também abordou em sua carta encíclica de 2015, Laudato Si.

Paul McCartney e Moby estão entre as celebridades, incluindo organizações de bem-estar animal, apoiando a campanha Million Dollar Vegan; que também assinaram a carta ao Papa Francisco.

“Estamos lançando essa campanha ousada para acordar nossos líderes mundiais”, disse Matthew Glover, CEO da Million Dollar Vegan e co-fundador da campanha Veganuary.

“Por muito tempo eles falharam negando as evidências dos danos causados ​​às pessoas e ao planeta pela agricultura animal. Pior, muitos defenderam e subsidiaram essa mesma indústria. Mas a evidência agora é gritante e convincente, e não podemos permitir que eles permaneçam em silêncio por mais tempo”.

“Somos gratos que o Papa Francisco tenha se manifestado sobre essas questões e é por isso que estamos humildemente pedindo a ele que tente vegano durante a quaresma e dê um exemplo de como cada um de nós pode alinhar nossos princípios de carinho e compaixão com nossas ações. ”

Como mostrado no site Million Dollar Vegan , um importante relatório publicado pela ONU em 2018 alertou que há apenas 12 anos para frear uma catástrofe da mudança climática.

A campanha e petição Million Dollar Vegan foram lançadas na Austrália, Índia, Brasil, Portugal, Alemanha, Espanha, Chile, Itália, México, Peru, Canadá, EUA e Reino Unido. As informações são do World Animal News e do LiveKindly.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/02/ativista-vegana-de-12-anos-pede-ao-papa-francisco-que-seja-vegano-na-quaresma/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.