Três meses depois de duas das maiores cadeias de supermercados proibirem o uso de sacolas plásticas, quase 2 bilhões de sacolas deixaram de serem usadas, informou a Australian Associated Press, citando a National Retail Association.

Foto: Nastco / Thinkstock

No geral, as proibições introduzidas pela Coles e pela Woolworth no verão passado resultaram em uma redução de 80% no uso geral do item de uso único no país, revelou o grupo varejista.

“De fato, alguns varejistas estão relatando taxas de redução de até 90%”, disse David Stout, da National Retail Association, ao serviço de notícias.

Inicialmente, alguns clientes sentiam-se lesados por terem que desembolsar 15 centavos de dólar australiano (11 centavos) para comprar uma sacola reutilizável. Os executivos da Woolworths culparam a queda nas vendas aos ” clientes que se ajustaram ” à proibição das sacolas plásticas. Coles até mesmo recuou brevemente sobre a proibição do saque e recebeu muitas críticas de compradores ambientalmente conscientes por distribuir sacolas plásticas reutilizáveis.

Mas a boa notícia é que parece que a maioria dos australianos não achou muito difícil se adaptar à mudança – e isso é fantástico para aterros, oceanos e o meio ambiente, que se tornaram lixões de resíduos plásticos.

Stout aplaudiu o progresso, mas compartilhou as esperanças de que o governo australiano vá atrás de uma proibição nacional. Nova Gales do Sul, o estado mais populoso do país, é o único estado que não legislou para eliminar gradualmente as sacolas plásticas descartáveis.

Houve um movimento crescente para proibir ou taxar essas sacolas. Em todo o mundo, pelo menos 32 países têm proibições, segundo a ReuseThisBag .

“Ainda estamos vendo um monte de malas pequenas e médias sendo usadas, especialmente na categoria de alimentos, e apesar de eu ter algum conforto que as majors fizeram isso voluntariamente, eu acho que ainda precisa haver uma proibição”, disse ele a Australian Associated Press.

“Para as empresas, para o meio ambiente, para o consumidor e, é claro, até para os conselhos que trabalham para acabar com essas coisas dos aterros sanitários, há uma infinidade de benefícios em gera”.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/01/australia-corta-80-do-uso-de-sacolas-plasticas-em-apenas-3-meses/.