Uma baleia-jubarte foi resgatada nesta segunda-feira (16) após ficar enroscada em uma rede que previne o ataque de tubarões, no sudeste do estado de Queensland, na Austrália.

Uma equipe de salvadores marítimos do Departamento de Pesca e Navegação de Queensland conseguiu se aproximar o suficiente da baleia em um pequeno bote, para cortar a rede. Depois de mais de uma hora, toda a linha foi retirada e o animal pôde retornar à natureza.

Uma baleia-jubarte foi resgatada nesta segunda-feira após ficar enroscada em uma rede que previne o ataque de tubarões, em Queensland, na Austrália.

O incidente aconteceu perto de um centro de surfe local. (Foto: Reprodução)

Redes de tubarões foram instaladas em 85 praias no estado de Queensland, em um esforço para “reduzir possíveis ataques de tubarão a banhistas e surfistas”, disse o gerente do Programa de Controle de Tubarões, Jeff Krause, em um comunicado.

No entanto, ele reconheceu que animais costumam enroscar-se nas redes, e afirmou que esta foi a quarta baleia resgatada da barreira nesta temporada de migração. Krause também afirmou que câmeras de vigilância foram montadas nas praias para alertar os socorristas caso uma baleia fique presa.

A baleia-jubarte que ficou presa nesta segunda feira, é uma das cerca de 30 mil que realizam anualmente sua viagem migratória de 10 mil quilômetros entre a Antártida e Queensland.

Como as baleias-jubarte regularmente saem da água e mergulham de volta, elas ficam facilmente enroscadas nas redes montadas para prevenir ataques de tubarão.

Essas estruturas representam um grande risco, não apenas para as baleias, mas também para golfinhos, tartarugas e muitos outros animais marinhos, podendo ser fatal e contribuir para a diminuição das populações de espécies já ameaçadas de extinção.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/07/baleia-jubarte-liberta-enroscar-rede/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.