Uma baleia-jubarte surpreendeu tripulantes que estavam em um barco ao dar saltos perto da embarcação no município de Prado, no sul da Bahia. Uma das pessoas que presenciaram a cena gravou imagens com um celular.

Cerca de 20 mil baleias-jubarte devem passar pelo litoral da BA durante temporada de reprodução (Foto: Enrico Marcovaldi/Instituto Baleia Jubarte/Imagem Ilustrativa)

Nesse período do ano, é comum o aparecimento de baleias no litoral do estado, porque elas estão na temporada de reprodução, que teve início em julho e segue até o mês de novembro. Cerca de 20 mil baleias-jubarte devem passar pelo litoral baiana, segundo estimativa é do Instituto Baleia Jubarte, que acompanha há 30 anos o período reprodutivo dos animais.

As baleias são animais migratórios e estabelecem lugares diferentes para alimentação e reprodução. Entre julho e novembro, elas saem da região da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e migram para águas tropicais, que são mais quentes, para poderem se reproduzir.

O maior berço reprodutivo do Atlântico Sul é na região de Abrolhos – que vai do extremo sul da Bahia ao norte do Espírito Santo. As baleias ficam entre quatro e cinco meses nas áreas de reprodução, até que os filhotes estejam desenvolvidos e possam retornar com as mães para a Antártida.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/09/baleia-jubarte-surpreende-e-da-saltos-ao-lado-de-barco-bahia/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.