A diarreia nada mais é do que o aumento do conteúdo aquoso das fezes podendo ou não aumentar frequência e do volume das mesmas, variar de consistência, coloração ou até mesmo apresentar muco, sangue, e gordura.

É um quadro muito comum em animais domésticos, que muitas vezes não tem a devida atenção necessária.

Ela pode apresentar diversas causas, como parasitas intestinais, bactérias, vírus, alergia, mudança brusca de dieta ou até disfunções de determinados órgãos.

Sempre que seu cão apresentar esse sintoma clínico, com notável frequência, leve- o ao veterinário para descobrir a causa e tratá-lo de acordo com o problema.

Em casos simples, o veterinário pode recomendar que procure manter o animal hidratado, associando com o medicamento indicado para o caso.

Listamos abaixo algumas das possíveis causas de diarreia que são encontradas na rotina clínica:

  • Parvovirose/Coronavirose

Acomete filhotes que apresentem fezes pastosas ou líquidas, de odor fétido, em animais anoréxicos. Normalmente acompanhada de vômito e desidratação. Em casos mais agudos, o animal pode entrar em choque.

  • Protozoários

O animal apresentará diarreia pastosa, geralmente branda, anorexia, hipertermia e desidratação.

  • Insuficiência Pancreática Exócrina

Essa doença nada mais é que a deficiência de enzimas pancreáticas que ocorre geralmente em animais jovens de 1 a 5 anos de idade. Os sintomas mais clássicos dessa doença, além da diarreia, é o emagrecimento, vômito e aumento do apetite.

  • Medicamentosa

Alguns medicamentos como anti inflamatórios, antibióticos e quimioterápicos levam ao quadro de diarreia.

  • Nutricional

Uma mudança brusca na dieta (como mudar a marca da ração, por exemplo), alergias e intolerância a algum tipo específico de alimento é uma das causas mais comuns de diarreia.

  • Estresse

Mudar de casa, a chegada de um novo animal no ambiente, e mudanças de rotina podem levar à um caso de diarreia leve.

  • Intoxicações

Plantas, produtos de limpeza, venenos para insetos levam a intoxicação do animal, sendo um dos sintomas, a diarreia. Normalmente, pode vir acompanhada de convulsão, salivar excessivo e vômitos. Tome sempre muito cuidado ao guardar esses tipos de produtos em casa!