cão grande

As pessoas costumam ter medo de ter cachorro grande em apartamento pequeno. Geralmente acham aceitavam até médio porte, mas ainda assim a maioria só arrisca ter pequeno porte em apartamento.

Mas é possível ter cachorro grande em apartamento pequeno. Os cães de grande porte podem se adaptar desde que você saiba como ajuda-los a ter uma boa vida nesse espaço. Confira nesse artigo algumas dicas que vão te ajudar a proporcionar uma ótima vida para o seu cãozinho e evitar problemas para você e a vizinhança.

Regras do condomínio

cão deitado na caminha

Se você já mora em um condomínio que proíbe cães de grande porte a situação fica mais difícil. Entre em contato com o síndico e tente mostrar que você pode manter um cachorro grande em apartamento sem causar nenhum problema.

É sempre importante respeitar os outros moradores e as regras. Se você tem boa reputação no condomínio melhor ainda. Tente sempre conversar caso ajam proibições, brigar não ajuda. Levar de repente um cão as escondidas também pode ser um problema, então tente sempre conversar e respeitar.

Se você vai se mudar e quer ter um cão grande no apartamento, o melhor é optar por um condomínio que já aceite animais. Vale mais a pena ir para um lugar que você terá menos chances de ter problemas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre direitos e deveres de quem tem cães em condomínio

Rotina

passeio tranquilo

Os cães amam rotina. Todos eles independente de onde moram precisam ter uma rotina. Mas cachorro grande em apartamento pequeno pode precisar muito mais de uma rotina. Eles podem ficar mais facilmente estressados e entediados.

Portanto tenha horários certos para tudo, assim o cão fica mais tranquilo sabendo tudo o que vai acontecer no seu dia. Tenha horário para comer, dormir, fazer atividades, passear, brincar. Quanto mais estável for a rotina do cão, mais calmo ele vai ser.

Ocupe o cão

Cachorro grande em apartamento pequeno pode ficar entediado rápido. Principalmente as raças que tem mais energia, como Labrador, Pitbull e Rottweiler. Tente ao máximo ocupar o seu cão, ou ele com certeza vai destruir o seu apartamento.

E pior, ele vai ficar estressado e triste. Tenha brinquedos inteligentes pela casa, coisas que ele possa roer. Quanto mais variedade melhor, e não adianta ter só os mesmo brinquedos todos os dias. Vale a pena mudar e trazer novidades para ele não se entediar e ficar sempre ocupado e direcionando bem a energia dele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Passeios regulares

cães passeando

Faça passeios diários e que possam realmente gastar a energia do seu cão. Se possível leve o cão para passear de manhã e de noite, isso vai ajuda-lo a ficar muito mais tranquilo. Todo cão precisa passear, mas cachorro grande em apartamento pequeno pode precisar ainda mais.

Entenda a energia do seu cão, isso pode ser identificado com a raça, mas ainda há variações. Por isso entenda seu cão e o que ele mais precisa, leve ele para correr, passear, deixe ele sentir os cheiros da rua. Faça com que cada passeio seja incrível e ele sempre saiba que terá essas experiências. Isso vai torna-lo muito mais equilibrado.

Adapte o espaço para seu cachorro grande

cão feliz

Não adianta querer ter cachorro grande em apartamento pequeno e ter um monte de coisas. Muitos objetos de quebrar, enfeites e móveis enormes que deixem os espaços ainda menores. O peludo com certeza vai derrubar ou quebrar alguma coisa, e você não quer que ele se machuque.

Então adapte o apartamento para a presença constante de um cachorro de grande porte. Faça ele ter um local confortável para descansar, cuidado com móveis com pontas, pois ele pode esbarrar com mais facilidade. Evite dificultar a mobilidade do cão ou ter mais locais onde ele pode se machucar. Os cães não tem ideia de muitos perigos, por isso evite-os.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer enriquecimento ambiental sem brinquedos caros

Limpeza

cachorro grande

Em apartamentos pequenos, principalmente os mais fechados, pode ser mais difícil tirar o odor dos cães. É legal escolher o local mais ventilado para colocar o tapetinho higiênico. Varandas e lavanderias são legais desde que o cão não leve chuva.

Preste atenção para trocar o tapete frequentemente. Também vale a pena passar um pano com algum produto de limpeza ao trocar o tapete. De preferência os vendidos em pet shops, pois não fazem mal aos cães.

Se possível limpe todo o apartamento com bastante frequência para evitar odores que possam incomodar os vizinhos. Limpar as patinhas do cachorro após voltar dos passeios também é uma boa ideia.

Eduque seu peludo

significado dos comportamentos

Para evitar problemas e tanto você quanto o cão levarem uma vida tranquila, eduque-o. É preciso educa-lo para passear com tranquilidade, socializa-lo para interagir bem com outras pessoas e animais.

Ensine seu cão a fazer xixi no local certo e a ser tranquilo. Tudo isso deve ser feito com uso do reforço positivo. Sempre dando uma recompensa quando ele fizer o certo. Assim você pode ter um cachorro grande em apartamento pequeno, com segurança e tranquilidade para os dois.

Fonte Oficial: https://webcachorros.com.br/cachorro-grande-como-ter-em-apartamento-pequeno/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.