Por serem animais mamíferos como os humanos, muitos tutores acreditam que não tem problema nenhum em dar leite, principalmente o de vaca para os cães, afinal, humanos também tomam leite. Mas é aí que alguns tutores acabam errando, pois nem sempre o leite será um bom alimento.

Também há quem acredite que o leite seja ruim para os cães assim como chocolate. Aqui você tira todas as dúvidas a respeito e vai entender melhor qual seria a melhor atitude em relação a dar ou não leite para seu cãozinho.

cão leite

Filhotes de cachorros

No caso de filhotes que perderam a mãe, por exemplo, leite de vaca é totalmente proibido, isso por que o leite de vaca não terá os nutrientes que os filhotes precisam para se desenvolver, nesse caso é preciso comprar um leite específico para cães filhotes.

E oferecer apenas esse leite, também tenha o cuidado de ter o acompanhamento de um veterinário, para cuidar de qualquer eventual problema no desenvolvimento dos pequenos.

cão leite

Aproveite para conferir nosso artigo sobre porque dividir sua comida com o cão é uma péssima ideia

Cachorros com intolerância a Lactose

Assim como muito humanos, cães também podem ter intolerância à lactose, na verdade a maioria dos cães possui esse incomodo ao ingerir lactose. Se você deseja dar leite ou qualquer derivado do leite ao seu cão, pode fazer um teste dando uma pequena quantidade, caso ele tenha gazes, vômito ou diarreia, então não é recomendado dar leite novamente.

A intolerância a lactose é causada pela falta de enzimas para digerir o leite, portanto se o cãozinho não produz bem essas enzimas será mais difícil digerir o leite e isso vai causar incomodo no cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre porque evitar rações com corantes e como escolher a melhor

cão leite

Por mais que seu cão tenha apresentado apenas alguns gazes, vale lembrar que o incomodo dos gazes é enorme tanto em humanos quanto em cães, então para evitar esse transtorno para o cãozinho o leite deve ser totalmente excluído de sua dieta. Caso não esteja se sentindo preparado para realizar o teste em casa, você pode procurar um veterinário.

Sabor e dicas

O leite de cabra na verdade é o mais indicado para os cães que não possuírem intolerância a lactose, vale lembrar que o leite do seu cão não deve ser adoçado, então por mais que você goste de colocar açúcar no leite, não coloque no leite do seu cão.

Tome cuidado com a quantidade, tudo em excesso pode se tornar um risco, podendo causar problemas digestivos. Não transforme o leite em rotina, dê eventualmente, pois no caso de precisar tirar o leite da dieta do seu cão, ele irá sentir falta e provavelmente vai passar a ter comportamentos desagradáveis.

cão leite

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como preparar um bolo de aniversário para o seu cão

O sabor do leite, no entanto, não causa controvérsias entre os cães, eles amam o sabor, cheiro e tudo mais, mas continua valendo a pena lembrar que não é bom exagerar. E mesmo que seu cão adore leite, mas tenha problemas para digeri-lo, nesse caso você vai precisar substituir esse agrado por outro alimento.

Conclusão

Se seu cão adulto não apresentou nenhuma reação no teste então você pode sim oferecer leite a ele, sem exageros e de preferência informando ao seu veterinário de confiança sobre essa novidade no cardápio.

cão leite

É interessante continuar observando sempre se seu cãozinho está reagindo bem ao leite, pois é comum desenvolver intolerância após algum tempo de consumo sem problemas, então fique sempre de olho e se seu cãozinho passou a demonstrar algum incomodo com a ingestão de leite, é melhor cortar esse alimento da dieta dele.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/cachorro-pode-beber-leite/.