Alguns cães agressivos com comida são completamente dóceis quando não há comida envolvida. Isso deixa muitos tutores confusos, acontece que muitos fatores isolados podem desencadear agressividade canina.

Nesse artigo você entende como funciona a mente de cães agressivos com comida, porque eles agem assim. E entende o que você deve fazer para evitar esse comportamento ou lidar com ele.

Caso seu cão já tenha desenvolvido esse comportamento, fique tranquilo. Mantenha a calma e siga nossas dicas, é totalmente possível reverter esse comportamento.

cão bravo

Como cães agressivos com comida ficaram assim?

O mais provável é que o dono do cão nunca tenha agido como líder, tornando o cão obcecado por comportamentos de liderança. Muitos cães também entendem que quando alguém se aproxima quando estão comendo, isso significa que a pessoa quer retirar a comida dele.

Passam assim a desenvolver comportamentos agressivos quando estão perto de comida, tentam defender seu jantar. E assim garantir que não vão ficar com fome.

cão comendo

É possível que o tutor ou outra pessoa da casa se aproximou enquanto ele comia e o cão deu uma rosnada baixinho. O tutor se afastou sem nem ouvir a rosnada. Mas para o cão foi aquele comportamento que defendeu sua refeição, assim eles começam a desenvolver comportamentos violentos em relação à comida.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 10 mitos sobre cães considerados violentos

Casos de maus tratos ou ter passado fome no passado também pode tornar cães agressivos com comida. Vale ressaltar que não é regra, e muitos cães que passaram por coisas muito ruins são extremamente dóceis.

Como evitar

Se você tem um filhotinho, o ideal é agir agora para evitar esse comportamento. Colocar o cão para comer na sua mão e na de outros familiares. Evitar que ele coma sempre sozinho e mostrar que ele recebe a comida de você.

Cão comendo petisco

Colocar a mão no pote e retirar e depois colocar comida enquanto o cão come, tudo isso evita que cães se tornem agressivos com comida. Isso porque o cão passa a entender que é positivo quando um humano está com ele enquanto come, pois é o humano que lhe dá comida.

O mesmo deve ser feito com ossos, e até brinquedos, para evitar possessividade. Se o cão rosnar ou ameaçar morder, ignore e continue confiante. Seja líder do seu cão desde cedo. O ideal é adestrar o cão desde filhote, e sempre fazê-lo obedecer a um comando antes de dar a refeição.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 11 coisas que os cães odeiam que os donos façam

Essas atitudes estreitam os laços entre cão e tutor. E fazem o cão ver seu humano ainda mais como líder e a pessoa que lhe proporciona tudo que ele precisa. Assim não há razões para ser agressivo.

Como lidar

cão com pão

Se seu cãozinho já desenvolveu atitudes agressivas em relação à comida, mantenha a calma. É totalmente possível reverter o comportamento de cães agressivos com comida. Mas ainda é preciso que você se torne o líder do seu cão.

Um método muito usado e ótimo para resolver esse problema é não dar toda a porção de ração de uma vez. Você vai precisar dar uma parte da ração e esperar que ele termine, então você dá a ele um comando, deixa ele executar, como sentar, e dá outra parte da ração.

Tudo com muita tranquilidade e recompensando as boas atitudes com um carinho ou apenas palavras “bom garoto”, por exemplo. Tudo isso faz o cão entender que é positivo você estar por perto enquanto ele come, pois você traz mais comida.

Procure ajuda se necessário

filhote sendo adestrado

Caso você sinta que seu cão não responde a suas tentativas, ou que ele é muito agressivo. Ou até mesmo caso não se sinta pronto para tentar sozinho. Procure a ajuda de um adestrador profissional.

O adestrador pode pedir que você castre seu cachorro, caso não seja castrado, isso ajuda no adestramento. Ele também vai te ajudar a resolver o problema, de uma forma que ninguém se machuque. Pois é compreensível esse medo.

Lembre-se de jamais trancar seu cão em casa, acorrentá-lo ou parar de socializa-lo se ele se tornou agressivo com comida. Esse comportamento só piora a situação. Então não isole seu cão. Procure ajuda de um profissional se necessário.

Tenha uma boa rotina

cães passeando

Nada vai dar certo se você não tiver uma boa rotina com seu cão. Você precisa dar a ele os passeios diários, momentos de brincadeiras, momento de adestramento. E recompensar corretamente seu cão.

Ser líder do cão é algo extremamente positivo, e aproxima muito mais você e seu peludo. Isso ajuda muito a lidar com cães com problemas comportamentais como cães agressivos com comida.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/caes-agressivos-com-comida/.