Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre a visão canina e finalmente tirar essa dúvida. Cães realmente assistem televisão?

cão vendo tv

Como os cães enxergam?

O mundo dos cães, ao contrário do que muita gente imagina, não é branco e preto, eles enxergam cores sim, porém uma cartela bem menor do que nós humanos. Nossa visão é muito superior a dos cães, mas mesmo com um mundo menos colorido eles ainda enxergam bem.

Aproveite para conferir nosso artigo e entenda mais sobre a visão canina.

Como sabe-se a visão dos cães é limitada, podendo detectar muito mais facilmente movimentos, por exemplo, se a bolinha favorita dele estiver do lado dele e imóvel ele provavelmente não vai enxergá-la.

cão vendo tv

Eles realmente veem o que passa na TV?

A tv roda cerca de 24 imagens por segundo, dando a nós humanos a impressão de movimento de imagens. Os cães não enxergam a mesma coisa que nós. Os cães por sua vez enxergam de 70 a 80 imagens por segundo, então pra eles a tv não é como um filme e sim uma sequência de imagens pausadas com alguns quadros negros no meio.

Sabe a técnica de stop motion muito usada em curtas de animação? Onde nós conseguimos ver o quadro a quadro se o filme não tiver sido feito com muitas imagens? É assim que os cães enxergam a programação da tv. Eternamente em stop motion.

cão vendo tv

Porque os cães ficam parados olhando a TV então?

Simples, as sequências de imagens que eles veem não faz o menor sentido, mas os distrai. Mesmo cães que reagem em frente a televisão não entendem muito bem o que está acontecendo, apenas veem imagens aleatórias.

Aproveite também para ler nosso artigo por que os cães lambem?

Dependendo do que está passando algo pode chamar a atenção dele, e ele latir ou pular, como um outro cão, ou outro animal que desperte curiosidade nele. Até mesmo pessoas, crianças ou a imagem de um lugar a céu aberto podem chamar a atenção dele.

cão vendo tv

Portanto seu cãozinho não está realmente acompanhando a programação, ele apenas está se distraindo com algumas imagens aleatórias que estão passando na TV e que ele não entende, mas que parece algo curioso.

Cuidados necessários

Não deixe seu cãozinho ficar muito perto da TV, assim como a nós humanos, proximidade demais com a televisão pode fazer mal a visão do seu cãozinho. Tente deixar o aparelho alto para que seu cão não alcance. Alguns cães grandes podem alcançar a TV pulando e se machucar.

cão no sofá

Fique atento a como sua TV está presa, se ela não é daquelas pregadas na parede e ficam em cima de um móvel, chame alguém que possa te ajudar a colocar um cabo que a prenda a parede. Seu cãozinho pode esbarrar no móvel ou até pular nele enquanto se distrai com a programação e acabar derrubando o aparelho em cima dele.

Para evitar acidentes mantenha esses cuidados e não deixe a televisão ligada enquanto o cãozinho fica sozinho em casa para evitar que acidentes como esse venham a acontecer quando ninguém estiver por perto para socorrer o cão.

Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/caes-assistem-televisao/.