Muitas pessoas veem notícias sobre cães bilíngues, geralmente Border Collies bem treinados em comandos em mais de um idioma, o que uma pessoa pode começar a achar que os cães entendem palavras e achar que seu cachorro é burro por não ter aprendido algum comando.

Mas não é bem assim. Nesse artigo você vai entender melhor sobre o assunto e como funciona para os cães entender o que falamos, ou se eles realmente entendem as coisas que dizemos.

Border Collie


Comandos

Os cães entendem os comandos por associar o som da palavra a vontade do dono, depois que você diz “senta” e o recompensa por sentar várias vezes, o cão entende que você quer que ele sente ao você emitir aquele som.

Cães “bilíngues” na verdade são cães bem adestrados que aprenderam que os dois sons diferentes significam a mesma coisa, eles não necessariamente entendem o que a palavra significa, mas entendem o que você quer que ele faça.

cão feliz com dona

Cotidiano

Quando dizemos que o cão não entende de fato o que as pessoas dizem, o dono acha que tudo bem xingar o cachorro ao ele fazer algo indesejável, afinal o cachorro não entende palavras e tudo bem então, mas não é bem assim que funciona.

Aproveite para aprender sobre como ser o líder do seu cão

Os cães não entendem o significado da palavra, mas entendem a conotação que você usa, o jeito que você fala dá sentido a palavra. Ele pode não entender o significado de palavras negativas, mas vai entender que você está irritado ao usá-las.


Broncas

Por isso dar uma bronca em um cão que fez algo errado há muito tempo é uma péssima ideia. Os cães não entendem as palavras, ele não vai saber o que fez de errado, mesmo você mostrando o móvel ruído, pra ele isso não é nada demais.

Mas ele vai entender a irritabilidade na sua voz, por isso não use palavras negativas com seu cão, ele não vai entender e isso só vai causar desconforto no cãozinho.

cão levando bronca

E as palavras positivas?

Se você costuma chamar o seu cão por algum apelidinho carinhoso que não seja o nome dele, ele vai associar essa palavra a momentos positivos. “bom garoto” “parabéns” “bom menino” “lindo” tudo isso o cachorro associa a situações positivas.

Aproveite para entender mais sobre seu cão sabendo como funciona o processo de aprendizagem canino

Afinal você não diz nenhuma dessas palavras de forma irritada, você diz tudo isso com um sorriso no rosto e fazendo um carinho no seu cão, então o cãozinho entende essas palavras como coisas boas. Se você está feliz então ele também está.

cão e tutor

O que fazer?

Os cães não entendem o significado das palavras, mas associam elas a situações, associam palavras a comandos, por isso os comandos devem ser palavras curtas e simples, para o fácil entendimento do cão.

E associam as palavras a situação emocional do tutor, por isso diga coisas boas ao seu cão e não dê broncas fora de contexto, o cão não vai entender o que você quer e a situação só vai gerar um desconforto desnecessário no cãozinho.

cão correndo atrás de dono

Dizer palavras positivas nos momentos certos, no entanto, é muito bom! Não trate seu cão como um rei, falando com voz de bebê o tempo todo, mas elogiar naquele momento em que ele faz algo certo é uma ótima ideia para reforçar a sua liderança e causar boas sensações no seu cãozinho.



Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/caes-entendem-palavras/.