A primavera chegou, é uma linda estação quando as flores desabrocham e as plantas começam a se desenvolver ainda mais, é lindo, mas para alérgicos é bem ruim, e os cães podem apresentar algumas alergias nesta estação.

Vale lembrar que não é regra para todos os cães, mas também não é frescura, como já sabemos, os cães foram domesticados, modificados geneticamente por nós humanos, que fazemos cruzas planejadas e sem seleção natural, deixando muitos cãezinhos mais propensos a alguns problemas de saúde.

cães primavera

Sinais de alergia

Queda de pelo, falta de brilho e manchas no pelo podem ser sinais de alergia. Vermelhidão nos ouvidos, na pele, patas e manchas vermelhas ao redor dos olhos também são sinais de alergia.

Falhas no pelo, excesso de oleosidade na pele, odor nas patas e orelhas e áreas mais quentes são sinais de alergia também.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre planos de saúde para cães

Também é muito importante se seu cãozinho está coçando muito alguma área do corpo ou mordiscando na tentativa de aliviar a irritação, eles também esfregam demais o nariz pois os cães também espirram, então fique atento para o excesso de espirros, coriza ou para o caso das narinas entupirem.

cão se coçando

Como agir com cães com alergia

O ideal é tentar evitar, manter a grama da casa sempre baixa, deixar tudo muito limpo, independente se o cão vive dentro de casa ou no quintal – e assim evitar também insetos e parasitas – escovar o cão também ajuda a eliminar fatores que estejam no pelo causando incomodo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre doenças de pele mais comuns nos cães

Evitar que seu cãozinho tenha acesso ao banheiro e assim a bactérias que possam causar alergias é ideal. Não deixe de se divertir com seu cão na primavera, caso ele apresente alergias a mosquitos você pode usar um repelente para cães quando for ao parque, por exemplo.

cães primavera

Procurando o veterinário

Pode ser necessário procurar o veterinário, se você notar sinais de muita vermelhidão ou o cãozinho estiver realmente incomodado você pode procurar o veterinário e pedir por um teste de alergias.

Um veterinário de confiança pode tanto tratar as alergias, como diagnosticar quais as causas de alergias do seu cão, é importante procurar um bom veterinário, pois diagnósticos equivocados podem trazer problemas futuros.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como escolher a tosa ideal para o seu cachorro

cão com veterinário

Cães idosos com alergia

Alergias tendem a piorar com a idade, então se seu cãozinho tem alergias e está chegando na velhice, é possível que as alergias dele piorem, então mantenha as visitas ao veterinário com a frequência necessária para o caso dele e peça todas as orientações necessárias para o caso dele.

Vale lembrar que nem na juventude ou na velhice é indicado colocar seu cão em uma bolha de proteção, mesmo os cães idosos precisam de atividade física, eles precisam socializar para ter uma vida mais saudável e eles são animais, portanto amam a natureza.

cão alergia primavera

Por isso peça ao seu veterinário recomendações sobre como agir em relação ao seu cãozinho, afinal cada caso é um caso, mas não deixe de leva-lo ao parque e aos seus passeios rotineiros. As alergias podem ser tratadas e evitadas sem a necessidade de acabar com a diversão do seu melhor amigo e os seus melhores momentos juntos.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/caes-podem-apresentar-alergia-na-primavera/.