A resposta é sim, a internet está cheia de vídeos engraçados de cãezinhos levando broncas de seus donos e fazendo carinhas fofas, desviando olhar e parecendo extremamente inocentes ao serem repreendidos.

Você pode ter passado por essa situação com seu cão, ou passar quase todo dia quando chegar do trabalho e encontrar uma almofada destruída, um controle remoto roído, um móvel destruído ou xixi no meio da sala.

cão cabisbaixo


Os cães se arrependem?

Na verdade não, eles nem entendem o que você quer dizer quando mostra a almofada destruída pra ele e aponta o dedo com raiva pelo acontecido. Eles só entendem que você está bravo e se você está bravo então ele também não está feliz.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a razão dos cães lamberem

Por não entender a bronca ele não vai se arrepender do que fez, o fato do cão desviar o olhar, abaixar a cabeça e ficar quieto enquanto você dá a bronca é que ele quer apaziguar a situação e para que a situação ruim acabe logo o cãozinho vai tentar demonstrar pra você que ele não quer brigar.

cão cabisbaixo

Pesquisa

Foi feita um pesquisa sobre o assunto na Universidade de Helsinki, na Finlândia, os pesquisadores usaram 30 cães no processo e notaram que eles reagiam as expressões de pessoas bravas desviando o olhar e demonstrando querer sair da situação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a razão de muitos cães serem destruidores

O que segundo eles indica que o cão não demonstra arrependimento devido a bronca, ele está apenas fugindo de uma situação de desconforto.

cão cabisbaixo


Qual o melhor jeito de dar bronca?

Os cães não entendem o que você quer dizer se você der a bronca por volta de 5 minutos depois dele ter feito algo errado, muito menos se você chegar no fim do dia e reclamar de algo que ele fez logo depois que você saiu pra trabalhar.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a linguagem corporal e facial dos cães

A melhor forma de repreender seu cão é fazer no exato momento em que ele faz a coisa errada, não adianta ser depois, basta um “Não” firme logo que ele for fazer algo indesejado. Se não der pra ser na hora nem vale a pena reclamar.

cão cabisbaixo

Mas se você quiser ver seu cãozinho fazendo aquela carinha fofa de inocente, recomendamos que se evite fazer muito isso, pois querendo ou não é uma situação desconfortável para o cão.

Eles podem reagir de outra forma?

Sim, um cão muito agitado, por exemplo, pode não resistir a presença do dono e mesmo enxergando a raiva no semblante dele querer se jogar nos braços do tutor.

cão triste

Principalmente se você passou o dia fora e seu cãozinho tem ansiedade de separação, é possível que ele pule, abane o rabo e te lamba como se você não estivesse dando uma bronca, com o tempo você vai parar de reclamar e retribuir o carinho e essa vai se tornar a tática do seu cão para fazê-lo parar de dar uma bronca.



Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/caes-se-fazem-de-inocentes-para-evitar-broncas/.