Foto: Reprodução/TV TEM

Ativistas pelos direitos animais participaram da sessão na qual a proposta foi aprovada por unanimidade


Foto: Reprodução/TV TEM

A Câmara de São José do Rio Preto (SP) aprovou nesta terça-feira (29) um projeto de lei, de autoria da vereadora Cláudia De Giuli (PMB), que proíbe veículos de tração animal no município.

Há 15 dias, o projeto estava pronto para ser votado, mas foi retirado da ordem do dia após Cláudia solicitar vista para adicionar uma emenda que altera o prazo de adequação à lei.

O projeto original estabelecia que a lei deveria entrar em vigor no começo do ano subsequente à aprovação da medida. Com a emenda, foi determinado um prazo de um ano para que os carroceiros se adequem à norma.

“É um projeto polêmico e foi difícil ter todos os votos, mas foi um projeto muito bem pensado, não só nos animais, mas nas famílias que usam esses animais”, afirmou ao G1 a vereadora Cláudia De Giuli.

De acordo com a parlamentar, 38 carroceiros estão cadastrados na prefeitura e projetos foram elaborados pelo Executivo para promover a capacitação dessas pessoas para que elas atuem em outras áreas no mercado de trabalho.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para análise do prefeito Edinho Araújo (MDB), que decidirá pela sanção ou pelo veto.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/11/camara-aprova-projeto-de-lei-que-proibe-carrocas-em-sao-jose-do-rio-preto-sp/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.