A campanha Clear the Shelters (Limpar os Abrigos, em tradução livre) conseguiu encontrar novos lares para mais de 86,8 mil animais em apenas um mês nos Estados Unidos.

Cães em abrigo à espera de adoção (Foto: Reprodução / Facebook / The Humane Society of the United States)

Realizada há anos, a campanha tem alcançado cada vez mais sucesso. Na primeira vez em que foi realizada, em 2014, com duração de apenas um dia e contando com o apoio das emissoras NBC e Telemundo, a ação de incentivo à adoção foi responsável por encontrar novos tutores para mais de 2,2 mil animais mantidos por abrigos. Em 2015, com a participação de 400 abrigos, quase 20 mil animais foram adotados. As informações são do portal Histórias com Valor.

A partir de 2017, a campanha passou a durar um mês. No ano passado, mais de 80 mil animais saíram dos abrigos para viver com as novas famílias. Durante o Clear the Shelters, muitas entidades de proteção animal reduzem as taxas de adoção – que ajudam a arcar com os gastos das ONGs – para atrair potenciais adotantes.

Abrigo vazio após campanha de adoção (Foto: Reprodução / Facebook / FOX 13 News / Tampa Bay)

Jane DeNoto adotou, durante a campanha, uma gata de 11 anos que, segundo ela, “é um pouco tímida e quieta”. Já o pastor alemão adotado por outra mulher, que não teve a identidade revelada, está um pouco traumatizado, provavelmente por ter sofrido maus-tratos antes de ser resgatado. “Eu acabei de perder um cachorro em maio, então sei que ele vai me ajudar”, disse a nova tutora.

Até mesmo a jornalista Norma Garcia, que estava em um abrigo para cobrir o evento, decidiu ir para casa levando consigo um filhote.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/09/campanha-adocao-mais-86-mil-animais-um-mes-eua/.