Um canguru entrou na casa de uma família no estado de Melbourne, na Austrália no último dia 28. O animal estava atordoado e se feriu dentro da residência, deixando diversos cômodos cheio de sangue, mas nenhum membro da família foi ferido.

Os proprietários da residência conseguiram trancar o canguru em um banheiro enquanto aguardavam que o centro de resgate de animais selvagens Wildlife Victoria o buscasse. O resgatador Manfred Zabinskas disse ao The Independent que a perda dos habitats dos animais para áreas residenciais poderia ser uma das razões por trás de seu comportamento.

O animal foi encontrado muito fraco, pois perdeu muito sangue. (Foto: Five Freedoms Animal Rescue)

O canguru perdeu muito sangue devido às lacerações no corpo, e atualmente está se recuperando no abrigo Wildlife Victoria.

Zabinskas disse que incidentes como esse não são incomuns. “Basicamente, criamos uma situação em que estamos construindo casas em seus habitats, e eles [cangurus] foram atingidos pela expansão urbana”, disse ele.

Um canguru assustado invadiu uma casa no estado de Melbourne, na Austrália no último dia 28. A invasão pode ter sido ocasionada pela perda de habitat.

(Foto: Five Freedoms Animal Rescue)

O resgatador também afirmou que o canguru está tendo problemas para se instalar no abrigo, porém afirmou que “cada canguru é diferente e alguns demoram mais do que os outros para se estabelecer e aceitar o cativeiro enquanto recebem cuidados e tratamento.”

Em uma entrevista à BBC, Zabinskas também disse que o animal pode ter ficado assustado com um cachorro ou um carro, resultando em uma tentativa atrapalhada de proteger-se. “Ele pode ter ficado em pânico e, em desespero, correu por um caminho que parecia uma passagem pela casa, e acabou colidindo com o vidro da janela”, disse ele. “Eles se metem em problemas nos subúrbios, onde temos áreas urbanas se expandindo para os campos em que vivem.”

Devido aos ferimentos resultados da colisão com o vidro, diversos estabelecimentos da residência ficaram cheios de sangue. (Foto: Five Freedoms Animal Rescue)

Os cangurus são um símbolo da Austrália e comumente são explorados por estabelecimentos turísticos. A invasão humana ao habitat desses animais é mais um impacto negativo da ação antrópica, e representa uma ameaça a esse marsupial. Autoridades locais devem buscar políticas eficientes para que cangurus e seres humanos coexistam de uma maneiras saudável, sem que nenhum dos dois corram riscos de vida.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/08/canguru-gravemente-ferido-busca-abrigo-em-uma-casa-na-australia/.