cão e dona

Os estudos sobre cães anteriores admitiam que haviam cão dominante e submisso. A nova teoria sobre o relacionamento canino é embasada em estudos com lobos livres e não uma matilha presa em zoológico.

O que permitiu aos estudiosos observar comportamentos diferentes do que o que lobos aprisionados tinham. Nesse artigo você entende a diferença entre a antiga e nova teoria, o que muda na prática, como aprender mais a respeito e como isso atinge o seu jeito de lidar com o seu peludo.

Antiga teoria do cão dominante

cão dominante

A antiga teoria, que nós assim como todos os meios de comunicação especializados no assunto reproduziram, dizia que os cães já nasciam com energia de dominante ou submisso. Sendo assim um cão teria mais facilidade para liderar enquanto outro teria mais medo e se submeteria mais facilmente as vontades alheias.

A antiga teoria do cão dominante era baseada no estudo de lobos sem laços familiares que foram presos em um espaço no zoológico. Por esse motivo os cães não conseguiam ter outras opções além de lutar por tudo. Sendo que não poderiam ir para outros lugares formas suas matilhas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados com a castração dos cães

Dominância agora é mito

cão lambendo dono

A nova teoria aponta que a teoria do cão dominante é um mito. Os estudos foram baseados em lobos em um espaço aberto vivendo como na natureza. Esses lobos formaram laços familiares, e passaram a viver com regras baseadas em cooperação e não no uso de força.

A nova teoria aponta que os cães não tentam dominar ou se submetem em tempo integral. Mas que o cão domina algo que goste muito, mas sabe viver em cooperação em sua matilha. Sem criar confusões por tentativa de dominar um ao outro.

cão lambendo dono

A nova teoria levou o etólogo David Mech, autor da teoria da dominância a pedir desculpas aos cães e ao público. Ele se retratou por também que sua teoria foi equivocada e que não é benéfica aos cães.

Cão Senso

O Cão Senso é um livro que explica a nova teria e que recomendamos para todos os tutores de cães. Ele explica como funciona a nova teoria e com mais detalhes sobre os estudos feitos. Fala também sobre como o desenvolvimento dos cães é atrapalhado por criadores que separam os filhotes das mães muito cedo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ajudar o cão a dormir melhor

O livro também aborda a endogamia, quando os cães são cruzados com parentes. Essa atitude gera uma variabilidade genética muito pequena, o que aumenta os problemas genéticos. Assim muitas raças têm doenças graves devido os problemas genéticos.

O que muda na prática

cão passeio

Na prática mudam algumas coisas, atitudes como agredir os cães ou ensinar por meio da violência nunca foram encorajadas e continuam sendo proibidas. Na prática o ideal é continuar utilizando o reforço positivo para ensinar qualquer coisa ao seu peludo.

Muda na prática o fato de acreditar que os cães são submissos ou dominantes, e reduz as atitudes de dominância do tutor em relação ao cão. Claro que isso não significa que você deve deixar seu cão fazer tudo o que quiser.

O que muda é se lembrar de que os cães, segundo a nova teoria, não tem atitudes por vontade de dominar, mas puramente por serem cães e estarem na maioria das vezes se divertindo.

Aproveite para conferir nosso artigos sobre como escolher os brinquedos para deixar seu cão sozinho

cão passeio

Então muda a ideia de tentativa de ser o líder da matilha e de tentar dominar seu cão. O ideal é educar encorajando os comportamentos que você deseja, e não dando atenção durante os comportamentos que você não quer. Uma tática que já foi abordada aqui, funciona e deve continuar sendo usada.

Cães X Lobos

Vale lembrar que os cães são muito diferentes dos lobos. Os lobos são seus ancestrais, mas são totalmente diferentes. São animais ainda mais sociáveis que os lobos, principalmente com os humanos. Assim os cães são mais cooperativos, por mais que seu cãozinho não pareça.

Posso acreditar em cão dominante?

cão junto

Você tem liberdade para acreditar em qualquer teoria que quiser, desde que não faça mal a nenhum cão. Mas assim como a ciência evolui, nós também fazemos isso. Muita gente ainda acredita que cão dominante existe e há quem diga que seu cão é dominante e não tem jeito.

Tente observar os comportamentos do seu cão. Ele rosna pela comida, por ciúmes de você, para ficar com o sofá ou cama e pelos brinquedos também? Normalmente os cães concentram sua energia apenas em uma coisa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como funcionam as focinheiras e como devem ser usadas 

Comportamentos obsessivos não são legais. E não tem a ver com dominância, mas podem ter outras causas. O ideal é ensinar o cão que esse comportamento não o faz ganhar nada. Busque a ajuda de um bom adestrador se seu peludo apresenta esses comportamentos.

Fonte Oficial: https://webcachorros.com.br/cao-dominante-conheca-nova-teoria/.