Questionar-se se a castração ajuda a acalmar os cães deixa muitos tutores confusos, e é compreensível. Existe muito mais por trás da castração do que o simples fato de não poder mais procriar.

Nesse artigo você entende como a castração pode ajudar a acalmar os cães, como é esse processo e o que você deve fazer. Além de que entende em quais situações a castração vai agir de forma a acalmar mais o seu cão.

castração ajuda a acalmar os cães

Marcar território

Os cães possuem esse comportamento que incomoda, principalmente os machos, saem fazendo xixi pela casa toda. Esse comportamento tem causas hormonais, e para os cães é natural, embora seja ruim para nós.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com cães agitados

Eles podem sim diminuir significativamente esse comportamento, chegando a parar com ele. Os cães mais velhos podem acabar mantendo esse comportamento, por ter se tornado hábito. Mas ainda assim diminuem a frequência.

castração ajuda a acalmar os cães

Agressividade

Alguns comportamentos agressivos, como possessividade, defender a comida ou até por dominância, tem causa hormonal. Eles podem ser diminuídos com a castração, embora ela não seja completamente eficaz nesses casos.

Afinal existem outras causas para esses comportamentos agressivos. É importante identificar a causa da agressividade do seu cão. Muitas vezes falta liderança, pode ser causada até mesmo pelo acumulo de energia. Passear mais pode ser metade do caminho para resolver esse problema.

cão agressivo

Agressividade com outros animais

Muitos cães, principalmente machos e cães dominantes, apresentam agressividade em relação a outros animais. No geral essa agressividade pode ser evitada com bastante socialização no caso de filhotes.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre xixi por submissão ou excitação

Mas acontece de mesmo com a socialização, o acumulo de energia e hormônios, causar esse tipo de agressividade. A castração tem um papel importante para resolver esse tipo de problema. Pois sem os hormônios, o cão se sente mais tranquilo em diversas situações, nas quais enlouqueceria antes.

cão agressivo

Comportamentos sexuais

Incomoda bastante os tutores quando o cão agarra a perna de alguém. Brigar com outros machos por fêmeas, fugir por sentir o cheiro de uma fêmea no cio, também são comportamentos com início nos hormônios.

Tudo isso preocupa muito os tutores, mas a verdade é que são comportamentos que podem ser radicalmente diminuídos, ou até extinguidos com a ajuda da castração. A castração ajuda a acalmar os cães em relação a comportamentos com base hormonal.

castração ajuda a acalmar os cães

Passeio

A castração ajuda a acalmar os cães durante passeios, pois retira a necessidade que eles sentem de correr atrás de fêmeas. Os cães também ficam mais tranquilos em relação à presença de outros machos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como acostumar o seu cão ao passeio

Mais calmo, o cão diminui atitudes como puxar o dono, isso ajuda a ter um passeio mais tranquilo. Usar algumas técnicas de passeio também ajuda muito a resolver problemas com passeios.

cão passeio

Tempo de ação da castração

Embora muitos tutores não saibam, a castração ajuda a acalmar os cães, mas não é automático. Demora entre seis meses até um ano para o cão passar a demonstrar um comportamento mais calmo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre castração canina

Como pode demorar, é necessário ter paciência e não esperar que apenas a castração resolva seu problema. Vale lembrar que a castração tem outros benefícios, principalmente para a saúde dos cães.

cão com veterinário

Mais calmo ou mais bobo?

Muitas pessoas tem medo que o cachorro fique mais bobo, isso não acontece, eles ficam apenas mais tranquilos em relação a lidar com o que a natureza manda ele fazer. O cão não vai sentir mais essa necessidade, que o deixava enlouquecido.

Mas cães castrados não ficam mais bobos ou menos afetuosos. Muito pelo contrário, eles ficam mais tranquilos. Isso ajuda os tutores até a passar mais tempo com seu cão –que continua amoroso e talvez mais- sem se incomodar por comportamentos negativos.

cão dormindo de barriga pra cima

Castração e adestramento

A castração ajuda a acalmar os cães, de fato é um aliado na tentativa de lidar com comportamentos indesejáveis. Mas sozinha a castração pode não resolver o problema. O ideal é que o tutor alie a castração ao adestramento.

Se você quer abolir comportamentos como marcação de território, ou o fato do cão agarrar pernas e móveis, a castração é o primeiro passo. Mas você deve recorrer também ao adestramento, usando reforço positivo para leva-lo a repetir os comportamentos desejados e broncas ou ignorar o cão para evitar os comportamentos negativos.

Muitos adestradores profissionais não apenas recomendam a castração nesses casos, como até se recusam a adestrar cães não castrados.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/castracao-ajuda-acalmar-os-caes/.