Adultos acham irresistível o desejo de competir com seus pares, e necessidade de “vencer” pode muitas vezes ofuscar seu julgamento, optando por decisões menos benéficas a fim de prejudicar seu oponente. Chimpanzés e bebês são mais lógicos e simplesmente escolhem a opção que os beneficia.

um chimpanzé na selva sentado de braços cruzados

Foto: Getty Images

Os cientistas dizem que a pressão constante dos adultos para superar seus pares os faz piorar. A remoção dessa barreira permite que os macacos – e seres humanos infantis – processem as coisas de uma maneira mais lógica. As descobertas, publicadas na revista Proceedings, da Royal Society B, investigaram como os processos mentais são afetados por duas facetas da sociedade: competição e cooperação.

Ambos desempenham papéis críticos na melhoria do conhecimento humano e os cientistas descobriram que as pessoas muitas vezes acham muito difícil não competir com os outros.

Cientistas dos EUA e da Alemanha dizem que sair por cima às vezes pode ser em nosso detrimento. Os pesquisadores testaram 96 crianças entre cinco e dez anos de três escolas quenianas e pediram que completassem a mesma tarefa de 15 chimpanzés.

Eles foram obrigados a sentar-se em frente a um par e tinha duas bandejas com deleites foram apresentados a eles. Ambas as bandejas vieram com seu próprio conjunto de condições.

Uma permitia que o sujeito recebesse dois lanches e sua contraparte recebesse um, enquanto a outra fornecia ao seletor três e ao seu companheiro seis. Os chimpanzés e as crianças (menores de seis anos) agiram racionalmente e escolheram a segunda opção que lhes deu mais guloseimas, três ao invés de duas.

No entanto, as crianças mais velhas também foram testadas, com idades variando entre seis e dez anos, e este estudo descobriu que elas estavam mais preocupadas com a quantidade que seus pares estavam recebendo ao escolher a bandeja a ser recebida.

Em vez de pegar três e dar seis, eles decidiram “vencer” a batalha fictícia de quem ganha mais guloseimas escolhendo a outra bandeja.

“Crianças pequenas e chimpanzés se comportaram de maneira racional: eram altamente consistentes na escolha da opção que maximizava o pagamento absoluto”, escreveram os autores do estudo.

“As crianças mais velhas, no entanto, agiam de maneira irracional, do ponto de vista da ‘vantagem’. Pagavam um custo para ter uma vantagem relativa em comparação com um par e, assim, priorizaram a vantagem relativa ao valor absoluto.”

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/01/chimpanzes-e-bebes-sao-mais-logicos-do-que-humanos-adultos/.