Foto: Shane Gross/Shutterstock

A inteligência dos golfinhos nunca deixa de surpreender os seres humanos, seu cérebro é de deixar qualquer um com inveja. Quando se compara o tamanho do corpo desses animais com o tamanho de seu cérebro, eles têm um índice parecido com o dos humanos (6,5 para nós; 5,5 para eles). E ganham com folga dos chimpanzés (apenas 2,6), outros gênios do reino animal.

Ao redor do mundo, golfinhos provam o tempo todo sua inteligência e capacidade de cognição únicas, são donos de um cérebro fora do comum. Há espécies que não só aprendem a usar ferramentas, como ensinam seus filhos a usá-las. Há outras que jogam uma espécie de vôlei subaquático com algas apenas para se divertir. Há orcas – que não, não são baleias, mas golfinhos oceânicos – que usam dialetos para se comunicar.

Uma nova pesquisa mostrou que os golfinhos “cantam” para seus filhos ainda me gestação, em seus ventres. Os golfinhos usam “apitos ou assobios personalizados” para identificar e se comunicar uns com os outros, da mesma forma que usamos nomes. Os golfinhos-mãe foram observados fazendo um assobio personalizado para o bebê nos meses que vão até o nascimento e perduram até duas semanas depois.

Isso foi estudado antes, mas esta nova pesquisa analisou as taxas em que ocorriam esses assobios e se eles mudavam após o nascimento. Audra Ames, do Laboratório de Comportamento e Cognição de Mamíferos Marinhos da University of Southern Mississippi, mostrou algumas de suas descobertas na conferência anual da American Psychological Association, relatórios da Live Science.

“É uma hipótese que isso faça parte de um processo de impressão”, disse Ames à Live Science na conferência.

“Nós realmente vemos que bebês humanos desenvolvem uma preferência pela voz de sua mãe no último trimestre. Não sabemos se isso é algo que está acontecendo aqui, mas pode ser algo similar”, acrescentou ela.

Os cientistas gravaram 80 horas de áudio – ambos dois meses antes e depois do nascimento. O grupo de golfinhos observados, incluía uma fêmea de 9 anos que estava grávida de um golfinho do sexo feminino, mais tarde chamada de Mira.

Eles descobriram que a mãe fez um novo assobio que se intensificou em torno do nascimento e depois começou a diminuir ao longo dos meses seguintes. Também foi descoberto que outros golfinhos na área permaneceram mais quietos nesse período, o que eles acreditam ser um esforço consciente para não confundir o filhote e garantir que ele “não se prenda no apito errado”.

Além disso, quando a mãe começou a diminuir suas repetições, os outros golfinhos do grupo começaram a aumentar as taxas de seus próprios assobios. O assobio da mãe para o filhote neste período inicial também divergia do assobio que outros golfinhos faziam.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/07/cientistas-descobrem-que-maes-golfinho-cantam-para-seus-filhos-no-ventre/#utm_source=rss&utm_medium=rss.