O melhor amigo do homem pode não ser um cachorro e sim um peixe! Uma pesquisa recente feita pela American Pets Products Association revelou que, atualmente, mais de 170 milhões de peixes de água doce são comprados em Pet Shops nos Estados Unidos. Essa número ultrapassa a quantidade de gatos (93,6 milhões), cachorros (77,5 milhões) e pássaros(15 milhões)!

Talvez, isso deva ocorrer devido aos benefícios na área da saúde em se ter um aquário.  Alguns estudos sugerem que a presença de um aquário pode ser um calmante natural, o que pode diminuir a sua pressão arterial! Além do mais, peixes são certamente mais fáceis de manter, diferente dos outros animais de estimação. eles não precisam de banho, ou então de passeios.

É claro que alguns gastos estão inclusos. Você precisa manter o ambiente em que o peixe vive sempre limpo, mas não totalmente, que pode ser ainda mais prejudicial para o seu peixe. Isso acontece por que você corre o risco de remover microrganismos que beneficiam e nutrem e bactérias que ajudam a quebrar a amônia presente nos dejetos dos peixes.

Então, qual é o melhor jeito de ter certeza de que seu aquário está seguro para o seu peixe? Aqui vão algumas dicas para manter seu aquário em ordem!

) Dar uma quantidade de ração que os peixes consumam em, no máximo, 5 minutos. Lembre-se que o estômago de um peixe é muito pequeno! A comida em excesso prejudicará sua saúde.

2) Nunca lavar o aquário com sabão ou qualquer outro material de limpeza. Use apenas água corrente da torneira e uma esponja nova reservada apenas para a limpeza do aquário.

3) A água a ser utilizada no aquário pode ser da torneira desde que deixe a água descansar em um recipiente por no mínimo 2 dias antes de colocar no aquário. Assim o cloro irá evaporar e os metais pesados (chumbo, cobre) decantarão no fundo do recipiente. Existem produtos que retiram o cloro da água e os metais pesados. Com aplicação desses produtos é possível repor a água no mesmo dia, respeitando o tempo de reação que o fabricante indicar no rótulo.

4) A limpeza do aquário deve ser realizada todo mês. Caso o aquário não se mantenha limpo durante pelo menos 1 mês verifique se o sistema de filtragem é eficiente para o tamanho do aquário e para a quantidade de peixes. Para saber se a filtragem é eficiente, faça os seguintes cálculos:
– Calcule quantos litros o aquário tem: Altura (cm) X Largura (cm) X Comprimento (cm);
– Pegue o resultado da multiplicação acima e divida por 1000 e você obterá o valor em litros da capacidade do aquário;
– Multiplique a litragem do aquário que você obteve por 4;
– O filtro deve fazer esse valor em litros por hora. Ex: Um aquário de 100 litros deve ter um filtro capaz de filtrar 400 litros por hora.

5) Ao realizar a limpeza, trocar apenas 1/3 (um terço) da água do aquário. Caso o aquário esteja muito sujo, trocar metade da água do aquário.

6) Não colocar o aquário em lugares muito frios. O ideal seria dentro de casa. Nos dias de frio intenso, coloque um aquecedor ou termostato no aquário. No caso do uso de aquecedor, mantenha um termometro para medir a temperatura constantemente. A temperatura ideal para o aquário deve estar em torno de 27 a 30º C. Nunca esquente a água para colocar no aquário. Isso pode causar choque térmico e matar os peixes.

7) Não bater no vidro do aquário! Isso pode causar stress aos peixes.

8)Evitar colocar a mão dentro da água, pois a mão humana pode conter suor e impurezas.

9) Evitar outros alimentos que não seja ração, pois ela já contém todos os nutrientes que o peixe necessita.

10) Se o aquário tiver iluminação artificial, não deixe-a ligada durante a noite, pois os peixes precisam descansar.

11) Cuidado com enfeites e produtos que não são de uso próprio para aquário! Eles podem liberar toxinas que complicarão a saúde dos peixes.

12) Mantenha a tampa do seu aquário sempre fechada. Alguns peixes tem o hábito de saltar para fora do aquário quando a tampa está aberta. Dessa forma, também pode-se evitar que as impurezas caiam na água do aquário.

13) Não coloque peixes de pH diferentes no mesmo aquário e tome cuidado com cascalho, conchas e materiais que possam alterar o pH.

14) Deixe o aquário longe do alcance da luz solar. Isso ajuda a evitar o super aquecimento da água, o aparecimento de algas, consequentemente ajuda a manter a água cristalina.

Fonte: Animal Planet e Aquários e Peixes Ornamentais