Muita gente não sabe, mas é muito importante que se corte as unhas dos nossos animais, pois além de melhorar a aparência facilita sua locomoção.

A grande maioria dos animais não gosta de ser tocado na região das patas porque infelizmente foram traumatizados com os tosadores  inexperientes de pet shops, portanto é importante que se trabalhe de forma rápida e precisa, sem machucar seu pet.

As unhas devem ser cortadas de acordo com a imagem:

A área mais escura da unha, localizada dentro da mesma é chamada de Sabugo. Esta, nunca deve ser cortada pois é lá que se encontram veias e nervos. O corte deve ser feito em direção diagonal.

As unhas dos gatos são retráteis, portanto, uma leve pressão sobre a pata facilitará o corte. O ideal é que acostumemos os gatos desde filhotes a terem as patas manipuladas, associando essa manipulação a carinhos e palavras de incentivo.

Alguns cachorros lixam sozinhos suas unhas em pisos, pedras ou madeiras. Nesses casos não é necessária a aparação.