Alguns donos não tem problema algum com o fato dos cães subirem no sofá, mas outros tutores se sentem incomodados com o acumulo de pelos que fica no móvel quando o peludinho sobe.

O que acontece é que muitos cães acabam se sentindo donos da casa e desenvolvem problemas comportamentais, se sentindo donos do sofá e às vezes até demonstrando agressividade quando alguém tenta sentar no sofá. Por isso ensinar os cães a subir no sofá apenas quando você desejar é uma ótima ideia.

Dê um lugar confortável para seu cão

Antes de querer impor ao seu cão que ele não pode subir no sofá ou na cama, dê a seu cãozinho um lugar aconchegante e confortável. Uma caminha, cobertor no caso de frio, tudo limpo e arejado para que ele posa relaxar.

Ele precisa saber qual é o seu espaço e qual é o espaço dele e para isso ele precisa ter um bom espaço para ficar.

Retire o cão do sofá

Sempre que seu cão subir no sofá você deve tirá-lo de lá, e por tirá-lo não significa abraçar o cão, colocar no colo, fazer festa. Significa pegar o cão e coloca-lo no chão sem dar atenção a ele. Repita isso sempre que ele subir tire-o de lá, não dê atenção ao cão, se ele for atrás de você passe a agir normalmente, conversando ou fazendo carinho, se ele subir de novo, torne a retira-lo.

Isso também se aplica a cama, retire o cão sempre que ele subir. Se você já estiver no sofá e o cão ficar implorando para subir te encarando ou subir sem permissão retire-o do sofá nessas situações também.

Com o tempo o cão passa a entender que você não fica satisfeito quando ele sobe no sofá ou na cama. E isso é ruim para ele, afinal se você fica insatisfeito com ele então você não dá o que ele quer, carinho, petiscos e atenção.

Diga Não

Precisa ser um Não firme, sem gritar, mas que seja bem claro e advertindo. Se você viu de longe que seu cão está subindo no sofá, então dê a advertência bem clara de longe mesmo. Ao ouvir dizer Não ele certamente vai olhar para você, se ainda assim ele subir então vá retirá-lo, mas a maioria dos cão entende com o tempo o que o não significa.

Recompense

Quando seu cão parar de subir no sofá ou na cama, recompense ele por isso, quando ele estiver tranquilo ao ver você no sofá e se deitar ao lado do sofá sem insistir para que você o deixe subir, então o recompense.

Pode ser com um petisco ou com um carinho, é preciso fazê-lo entender que quando ele não sobe no sofá e também não insiste para que você deixe ele subir, então ele te deixa satisfeito e você estará feliz com ele.

Caso queira ensinar seu cão a subir no sofá apenas quando você permitir, então depois que seu cão aprende que não pode subir e passa a se deitar ao lado do sofá, então você pode chama-lo para subir quando você estiver, mas isso não deve ser sempre, só às vezes. Assim o cão entende que pode subir no sofá ou na cama apenas quando você permite.

Seja paciente

Você precisa entender que seu cão só vai entender se você tiver muita paciência e persistência. Vai ser preciso repetir o comportamento de retirá-lo do sofá por várias vezes antes de conseguir que seu cão entenda que não deve subir no sofá, e que pode subir apenas quando você desejar.

Fonte: R7