Pode parecer desnecessário ler um artigo desse, mas se você esse artigo desnecessário deve ler esse artigo, se você é ou conhece alguém que vê um cachorro e já chega passando a mão na cabeça do peludo e querendo botar ele no colo, você ou seu amigo vai entender nesse artigo os motivos que tornam essa atitude um erro e com agir corretamente.

cão e dono

O que não fazer com um cão desconhecido

Você não ia gostar se um desconhecido chegasse botando a mão na sua cabeça e fazendo um carinho no seu cabelo, seria bem estranho, para os cães também é, ele pode se sentir ameaçado, afinal é uma mão chegando por cima da cabeça dele.

Portanto jamais chegue levantando a mão acima de um cão que você não conhece, abraçando, apertando, e jamais venha por trás, para o cão tudo isso pode parecer um ataque ou uma situação de dominação, e o cachorro mesmo sendo um animal tranquilo pode morder na tentativa de se defender.

cão feliz com dona

Como agir com cão desconhecido?

Se você não conhece o cão e ele está, por exemplo, passeando com o dono, pergunte ao tutor dele se pode fazer carinho no cão, se por algum motivo o cão costuma morder estranhos, o dono vai avisá-lo para não fazer carinho.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado

Se o tutor liberou o carinho, tente se abaixar, se agachando ou se curvando e estique a mão para o cão, não enfie sua mão no focinho do cão, apenas a aproxime, oferecendo para que ele cheire, o cão vai cheirar e então se demonstrar propenso ou não para o carinho.

cão beija dono

Seja com o rabo abanando ou se aproximando, alguns cães chegam a oferecer a cabeça para o carinho e esfregar a cabeça na mão da pessoa, nesses casos o carinho está liberado e você pode morrer de amores por ele.

Se o cãozinho se afastar não o incomode mais, alguns cães não gostam facilmente de pessoas desconhecidas e podem precisar de mais tempo do que um encontro eventual na rua. É importante respeitar o espaço dos cães.

Onde fazer carinho

Depois que o cão permitir o carinho e se demonstrar receptivo para tal, embora você queira muito fazer carinho na cabeça dele, porque por algum motivo a maioria das pessoas tem esse impulso, nem todo cão gosta de carinho na cabeça, e mesmo receptivo a você ele pode se incomodar.

ex-cão de rua

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como acostumar o cão ao passeio

Carinho atrás da orelha, no entanto, é o melhor lugar para começar a fazer carinho em um cão desconhecido, com essa atitude o cão pode ficar ainda mais aberto a outros carinhos e até a ir para o seu colo.

Sinais de incomodo

Se o cão começar a se afastar, se encolher com sua aproximação, parecer tenso ou mais rígido, levantar a calda ou coloca-la entre as pernas, o ideal é que mesmo que o tutor diga que ele é bonzinho, você não se aproxime mais.

cão correndo atrás de dono

Um cão que dá esses sinais não está confortável com sua aproximação e pode atacar ou tentar fugir, evite causar estresse ao cãozinho, não fique triste, nem todo cão é muito sociável.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a linguagem corporal e facial dos cães

Socialização

Socializar seu cão é tão importante quanto passear e vacinar, e é mais importante do que tosas bonitinhas e roupinhas, socialização é muito importante desde o início da vida de um cão, começa na ninhada e com a mãe, e depois em casa é importante que aconteça com o tutor, com outros cães e com a família e outros humanos.

Quanto mais socializado, é provável que mais receptivo para estranhos o cão vai ser, mas pode acontecer dele não gostar de uma ou outra pessoa ou cão, afinal de contas também não gostamos de todo mundo que encontramos, e algo pode acabar deixando-o desconfortável.

Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/como-fazer-carinho-em-um-cao-desconhecido/.