De avião:

Existem algumas exigências feitas pelas cias aéreas e pelas embaixadas de outros países :

O bicho tem que viajar dentro de um container de fibra de vidro para viagens. Dê um calmante pro seu animal antes da viagem, evitando que ele se machuque dentro do container. Se o seu bicho tem menos de 15 kg, pode ser que deixem que ele vá dentro da cabine contigo, caso cotrário “CONTAINER”. Deve-se levar um certificado de inspeção zoosanitária, documento dado pelo Ministério da Agricultura, e a carteirinha de vacinação. Coloque uma etiqueta com seu nome endereço e telefone no container para evitar que seu bicho vá parar no Japão por engano. Coloque um pedaço de pano com seu cheiro dentro do container pro bicho ficar menos bolado. Em viagens nacionais o bicho é liberado logo no embarque, em internacionais é bom dar uma verificada no consulado ou embaixada do país para onde você vai se há a necessidade de quarentena (horas ou dias) antes de ser liberado.

De carro:

É a forma mais sensata de viajar com seu cão, pois o carro é seu e quem manda nele é você, além do mais, se você quiser dormir em uma pousada, provavelmente seu cachorro dormirá dentro do seu carro, pois normalmente pousadas e hotéis não aceitam animais. Pare o carro numa sombra e deixe as frestas dos vidros abertas paro o bicho não sufocar.

De ônibus:

Não é possível viajar com seu cachorro de ônibus, pois as companias não permitem o transporte em containers e muito menos dentro do ônibus.

 

Fonte: http://www.filhosdequatropatas.eliotu.com/como_levar_seu_cao_nas_viagens.htm