cães brincando

Socializar cães adultos que tem medo ou aversão a outros cães nem sempre é tarefa fácil. Mas é uma tarefa totalmente possível de realizar. Se você tem um peludo que não gosta de outros cães, nós te ensinamos o passo a passo para socializar cães adultos.

Lembre-se que os cães são animais sociáveis, mas ficar em casa diariamente, sem o contato com outros animais, pode fazê-los criar essa aversão. No entanto, os cães não deixam de ser animais curiosos. E quanto melhor a relação que ele tiver com o tutor, mais pontos você terá a seu favor.

Observando

Primeiro é preciso observar outros cães. Ir a parques sem entrar, observar de longe, brincar vendo outros cães. Deixar seu cão ver outros cães interagirem. Isso é ótimo para o seu melhor amigo.

Esse primeiro passo para socializar cães é delicado assim como todos os outros. Não force, não ache que porque ele não tentou fugir ou não ficou bravo você pode se aproximar. Vá com calma e respeite o tempo do seu cão.

socializar cães

Observe as reações dele, e sempre demonstre um comportamento tranquilo perto de outros cães. Só passe para o próximo passo quando ele demonstrar calma. E tente sair para observar outros cães com grande frequência.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como exercitar seu cão dentro de casa com dicas fáceis

Aproximação de outro cão

Quando outro cão se aproximar do seu a melhor atitude é fazer um carinho, dar um petisco. Recompense seu cão pela aproximação de outro cão. Faça isso antes do seu cão ter uma reação negativa, como rosnar ou fugir.

Você precisa estar atento e ser rápido, o carinho deve parar assim que ele tiver uma reação negativa. Você deve repetir esse comportamento e sempre que seu cão manter a calma, você continua dando carinho, até o outro cão se afastar, ou o comportamento negativo surgir.

cães

Continue tendo essa postura e repita por muitas e muitas vezes. Cães aprendem com a repetição. Por isso vai ser preciso repetir muitas e muitas vezes. Para socializar cães é preciso persistência, não desista.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre humanização dos cães e seus perigos

Apresentação

Na hora de apresentar seu cão a outro cão você não deve forçar e enfiar o focinho dele no colega. Demonstre calma, sorria, dê um petisquinho ao se aproximarem do outro cão. Deixe ele cheirar o outro cão e fique tranquilo.

castração ajuda a acalmar os cães

Continue dando carinho enquanto seu cão estiver calmo. Se ele se assustar, fugir ou rosnar, apenas pare. Não faça mais nada. Ignore o cão e avalie a reação dele. Lembre-se que você vai precisar tentar várias e várias vezes.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre dicas para melhorar a convivência entre cães e gatos

Respeitar o seu cão e o quanto ele vai se sentir confortável com a situação a cada tentativa é muito importante. Então não force o avanço dentro do seu padrão. Siga o tempo dele e continue tentando.

Recompensa

Cão comendo petisco

O reforço positivo é muito importante pois vai ajuda-lo a entender que estar com outro cão é bom. Se você der uma bronca quando ele rosnar, ele pode associar o outro cão a uma situação negativa.

Em qualquer situação de adestramento ou para acostumar seu cão a qualquer coisa, sempre use o reforço positivo. Você vai obter resultados muito melhores e deixar seu cão mais equilibrado e saudável.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre convivência entre cães macho e fêmea

Outros recursos

cães

Se você não está conseguindo sozinho pode recorrer a aulas de obediência. Nessas aulas o cãozinho vai ter que socializar com outros cães e isso vai ajudar bastante. Além de que você terá a ajuda de um adestrador.

Hoteizinhos também podem ajudar. Mas é bom tomar cuidado, pois em alguns os cães não são bem monitorados e seu cão pode passar o dia isolado sem receber nenhum bom incentivo para socializar e brincar. Por isso procure sempre um local de confiança com bons profissionais e um bom espaço.

Fonte Oficial: https://webcachorros.com.br/como-socializar-caes-adultos-outros-caes/.