Um estudo publicado na revista Plos One concluiu que o comportamento dos gatos é reflexo da personalidade dos tutores. Para isso, cerca de três mil pessoas e seus gatos foram analisados.

Os pesquisadores fizeram perguntas aos tutores seguindo o Big Five Inventory (BFI), sistema de medição que avalia características da personalidade humana e que observa questões como abertura para a experiências, conscienciosidade, extroversão, neuroticismo e agradabilidade.

Foto: Pixabay

A pesquisa descobriu que tutores com maior nível de neuroticismo – isso é, mais propensos do que a média a terem mau humor, sentir ansiedade, medo e raiva – tinham gatos mais agressivos, ansiosos ou medrosos e até com comportamentos relacionados ao estresse, além do excesso de peso.

Já os tutores extrovertidos tinham maior chance de ter animais mais livres, enquanto as pessoas mais agradáveis tendiam a estar mais satisfeitas com os gatos que tutelam. As informações são do portal Diário da Manhã.

De acordo com Lauren Finka, uma das coautoras do estudo, “muitos tutores consideram os animais como um membro da família, criando laços sociais com eles. É, portanto, muito possível que os animais sejam afetados pela maneira como interagimos com eles, e que esses fatores influenciem suas personalidades”.

O tema, porém, ainda carece de pesquisas, que devem ser feitas gradualmente devido ao aumento de animais tutelados pelas pessoas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil ocupa a terceira colocação em número de animais, com 132 milhões, e só perde para a China, que tem 417 milhões, e os Estados Unidos, com 232 milhões.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/08/comportamento-dos-gatos-e-reflexo-da-personalidade-dos-tutores-diz-estudo/.