Em março de 2018, a organização em prol da conscientização alimentar, ProVeg, reuniu todos aqueles que se dedicam a mudar nosso atual sistema alimentar: mais de 300 especialistas vindo de mais de 30 países diferentes foram até Berlim (Alemanha) para conhecer os últimos avanços nos campos de alimentação a base de vegetais e proteína cultivada.

Com o objetivo de encontrar alternativas aos produtos de origem animal comumente usados, pesquisadores, empreendedores, estrategistas de investimentos e outros atores sociais interessados compartilharam seus conhecimentos sobre todos os aspectos dos lançamentos mais bem-sucedidos de novos conceitos de alimentos.

As análises incluem o comportamento do consumidor e psicologia alimentar, bem como as tendências do mercado e exemplos de melhores práticas com base em produtos de sucesso – e, claro, como criar sabores e texturas que deixem uma impressão duradoura.

Critérios para novos alimentos

Todos os palestrantes estavam de acordo com o fato de que os alimentos precisam ser deliciosos, ter preços competitivos e estar convenientemente disponíveis para serem levados com sucesso ao mercado. Somente se esses critérios forem cumpridos poderemos esperar uma mudança duradoura dos métodos cruéis e insustentáveis de produção de alimentos de hoje para melhores alternativas.

Felizmente, esses novos alimentos já estão a caminho. Para alguns, é parmesão de amêndoas que já está disponível, enquanto outros podem estar aguardando em antecipação pelo primeiro atum rabilho feito de células cultivadas – mas para todos que compareceram à conferência, o mundo dos novos alimentos parece promissor e inspirou o apetite para mais.

Exemplos como clara de ovo feita de fungos, queijo artesanal de castanha de caju, leite de ervilhas são indícios do início de uma nova era na alimentação.

Para os interessados em acompanhar as informações compartilhadas na New Food Conference, todas as palestras foram gravadas e agora estão sendo publicadas no YouTube. Em 2020 o evento terá uma nova edição, já confirmada.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/04/conferencia-de-tecnologia-de-comida-vegana-reune-300-especialistas-do-mundo-todo/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.