cão doente

Reconhecer sinais de doenças nos cães pode parecer um desafio, mas o ideal é que todo tutor saiba quais são esses sinais. Existem muitos sinais que os cães podem dar, mas acredite ou não, alguns dos sinais mais óbvios são os que muita gente acaba não reconhecendo.

Se você tem um cãozinho é sempre bom saber quais os sinais de doenças que ele pode dar. E ficar atento, pois é mais fácil do que você imagina descobrir se seu cão está doente. Mesmo que eles não possam falar para indicar o que está errado.

cão doente

Apatia

Cães costumam ser alegres e cheios de energia. É difícil quem tem cão descrever seu peludo como quieto. E mesmo os cães mais tranquilos tem sua energia, gostam de brincar e não resistem a um carinho do dono.

Então se seu cão está muito parado, desanimado, não tenta brincar com você ou perdeu o interesse pelos brinquedos e outras coisas que ele gosta. É importante leva-lo ao veterinário.

Olhos vermelhos ou amarelados

Mudança na coloração dos olhos dos cães, geralmente na parte branca, geralmente indica problemas. Pode ser até mesmo uma lesão causada por um pequeno incidente. Mas é importante leva-lo ao veterinário para descobrir qual o problema e trata-lo.

cão doente

Não responder quando você chama

Se o cão não responde quando você chama, se ele precisa te ver para reagir a você. Então ele pode estar com problemas na audição. Esse sinal, no entanto, pode estar unido a apatia, e então ele pode estar sentindo alguma dor ou incomodo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como identificar dores em cães e como agir

Procure entender se ele demonstra algum outro sinal. Fique atento e se necessário busque ajuda do veterinário. Vale a pena fazer pequenos testes como chamar seu cão quando ele não estiver olhando, de uma boa distância. Para saber se a audição dele está boa.

Coceira excessiva

Coceiras e lambidas excessivas podem estar entre os sinais de doenças de pele. Pode ser uma alergia, ou outro problema. Fique atento se a região que ele demonstra sentir irritação apresenta queda de pelo ou alguma ferida.

cão se coçando

Podem ser diversos problemas, por isso é importante levar seu cão a um veterinário de confiança. Existem cães especializados em dermatologia, mas doenças como transtorno de dermatite por lambedura tem origem psicológica.

Mau hálito

Mau hálito nos cães pode indicar doenças bucais e até coisas graves. Por isso é importante sempre escovar os dentes do seu cão e ficar atento se seu cãozinho apresenta feridas na boca ou outros problemas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como manter a higiene bucal do seu cão

Esbarrar em muitos lugares

O cão esbarrar em móveis pela casa, ou vir correndo e bater em algo, pode acontecer. Mas se isso é frequente então pode ser um dos sinais de doenças em cães. O sinal geralmente é associado a problemas na visão, mas também pode ter origens neurológicas. Então fique sempre atento.

Pressionar a cabeça

Muita gente acha engraçadinho quando um cão ou outro animal pressiona a cabeça contra móveis ou paredes. Acontece que é um sinal de doenças graves. Problemas neurológicos, e se seu cãozinho fizer isso você deve leva-lo com urgência ao veterinário.

cão pressionando a cabeça contra a parede

Não espere nenhum segundo, corra com ele o mais rápido possível para o seu veterinário de confiança.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o que é headpressing e como ajudar um cão sofrendo desse mal

Muita sede ou falta de sede

Esses podem ser sinais de diabetes, problemas renais ou outros problemas. Por isso fique atento à quantidade de água que seu cãozinho está tomando. Se você acha que pode não ser normal, vale a pena uma consulta com o veterinário.

Falta de apetite

Falta de apetite geralmente vem unida a apatia, quando é um dos sinais de doenças. Mas falta o cão não comer também pode ser charme para ganhar algo mais gostoso que a ração por ter enjoado dela.

Cão estranha ração

O cão também pode parar de comer para chamar a atenção do tutor. Se a falta de apetite vier com outros sinais então provavelmente ele está doente. Se seu cão se recusa a comer a pelo menos 3 refeições, ou se recusa até um petisco então é importante leva-lo ao veterinário.

Febre

Febre em cães é difícil de identificar. Principalmente pelo fato dos cães terem a temperatura mais elevada do que no corpo humano. Portanto o ideal é medir a temperatura do seu cão com um termômetro.

cão doente

Lembre-se que a temperatura normal dos cães varia entre 37,5ºC e 39ºC, sendo que precisa estar acima disso para ele estar com febre. Observe se ele está apresentando outros sinais e então leve seu cão ao veterinário.

Como lidar com sinais de doenças

A grande dica é conhecer seu cão. Se você sabe como geralmente seu cão se comporta significa que você tem muito mais chances de descobrir cedo se ele está doente. Lembre-se que qualquer doença tem mais chances de ser resolvida sem complicações quando é descoberta cedo.

Fonte Oficial: https://webcachorros.com.br/conheca-os-sinais-de-doencas/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.