Em março deste ano, cerca de 50 mil pessoas assinaram uma petição para acabar com as clássicas “corridas de ovelhas” que são realizadas em uma fazenda chamada Hoo Farm, no condado de Shropshire, na Inglaterra.

Os donos da fazenda deram uma declaração pública e disseram que iam cancelar as próximas competições, a “Copa de Ouro das Ovelhas” e a “Grande Nacional das Ovelhas”, porque eles estavam sob investigação.

Reprodução | BBC

Os grupos de defesa dos direitos animais que encabeçaram a ação, alegam que as corridas são extremamente cruéis com esses animais, que são obrigados a agir de forma artificial, indo contra a sua natureza.

Em uma corrida, um grupo considerável de ovelhas é forçado a correr em uma pista enquanto uma multidão de espectadores, que fez sua aposta previamente, grita e esbraveja das arquibancadas. As ovelhas são animais mansos e assustados, e a adrenalina e o caos do evento como um todo é aterrorizante para elas. O resultado disso tudo são os níveis altíssimos de estresse ao qual elas são submetidas a cada uma das vezes que correm.

Para piorar, é costume nessas corridas adicionar bichos de pelúcia amarrados nas costas das ovelhas enquanto elas correm, para ajudar a atrair os olhares da multidão. Essa prática causa ainda mais desconforto aos animais, e aumenta as chances de lesão.

Reprodução | Petition Site

Esses eventos são tão estressantes e cruéis com os animais quanto apresentações circenses, performances em aquários, passeios em elefantes e tantos outros eventos que exploram animais para entretenimento humano.

Infelizmente, apesar de todo o esforço das organizações e indivíduos, nesta semana veterinários da agência de Saúde dos Animais e Plantas ignoraram as alegações e relataram estar “satisfeitos que o bem-estar das ovelhas não era comprometido por seu envolvimento com a corrida.”

O evento que acontece anualmente desde 1991, está previsto para ser realizado neste fim de semana. Em um post na página do Facebook, os organizadores do evento escreveram: “Estamos ansiosos para vê-los neste fim de semana com o início da temporada de corridas de ovelhas.”

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/05/corrida-de-ovelhas-volta-a-ser-realizada-apesar-da-pressao-de-ativistas/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.