escovando dentes

Muitos tutores pensam no banho, os remédios e não pensa muito em cuidados cotidianos com a higiene dos seus peludos. Acontece que existem cuidados que devem ser tomados, claro que não em excesso.

Nesse artigo você aprende a desenvolver uma rotina de cuidados cotidianos, que não necessariamente acontecem todos os dias. Mas que devem acontecer com certa frequência. Essa frequência vai variar de cão para cão e com o estilo de vida do tutor e da família.

Limpeza das patas após passeios

Após o passeio diário não é preciso dar banho, nem mesmo banho a seco ou tentar fazer uma super limpeza. Opte por limpar apenas as patas. Esse já é um dos cuidados cotidianos que de fato vão acontecer todos os dias.

patas

Com um lencinho umedecido, limpe toda a região do seu cão e dê uma verificada se está tudo certo. Os cães andam descalço e alguns procuram não mostrar que estão feridos, você também pode encontrar um carrapato. Vale a pena dar uma olhada.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como é importante observar o xixi do cão e descobrir problemas de saúde cedo

Banhos

Os banhos são essenciais, claro. Mas muitos tutores acabam dando um banho por semana, o que não é o mais correto. Já que isso desgasta a proteção natural da pele do cão. No verão com calor excessivo essa frequência pode ser boa.

Mas tirando o verão, o ideal no geral é o banho a cada 15 dias. Avalie as necessidades do seu melhor amigo. Se a questão é o cheiro de cachorro na casa, procure outras formas que podem ser até mais eficazes de lidar com esse problema.

cão tomando banho

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como e quando dar banho em filhotes

Cortar e lixar unhas

Cortar e lixar as unhas do seu cãozinho é um dos cuidados cotidianos com a higiene importante. Mas na verdade você só fará isso por volta de cada 15 dias, não pode cortar muito, por isso precisa esperar crescer.

Mas as unhas não podem crescer demais ou podem machucar o cãozinho. Por isso encontre a frequência ideal para cortar e lixar as unhas do seu melhor amigo peludo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre quando e como cortar as unhas do seu cão

Escovação de pelos

cão sendo escovado

A escovação de pelos pode ser um dos cuidados cotidianos que aconteçam todos os dias. No caso dos cães de pelo mais longo onde é necessário evitar que os fios se embaracem. Claro que você pode escovar os pelos dia sim dia não e vai ficar tudo bem.

No caso dos cães de pelo curto uma vez na semana já é o suficiente. A escovação reduz a queda de pelos, que no caso deles é bem frequente. Para escolher a escova use a que o seu cão se adaptar melhor.

Escovação dos dentes

Os cães também precisam escovar os dentes. E esse é sim um dos cuidados cotidianos com a higiene que devem acontecer todos os dias. Ou pelo menos uma vez na semana, no mínimo. Os cães podem sofrer com doenças bocais se essa higiene não for feita.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como manter a higiene bucal do seu cão

Limpeza das orelhas

limpando orelhas

A limpeza das orelhas pode ser feita apenas quando o cão tomar banho. Mas é importante ficar de olho se está tudo certo. Otites precisam ser tratadas logo e os carrapatos também costumam se alojar lá. Portanto vale a pena prestar atenção mesmo quando elas já estiverem limpas.

Hidratante para cães nos cotovelos

Os cães mais idosos desenvolvem escaras nos cotovelos. Os cães pesados mesmo jovens também podem desenvolver essas escaras. Principalmente se o cão gostar de dormir diretamente no chão e em terrenos que possam machucar.

cão lambendo dono

Se o cãozinho não gosta de caminha a culpa não é sua. Mas entre os cuidados cotidianos vai esta a necessária hidratação dessa área. Hidratar essa região é preciso para o cãozinho se sentir melhor e menos incomodado. Fazer uma massagem relaxante na área também ajuda.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como preparar a casa para a chegada de um cão

Limpeza da casa

Para cuidar ainda melhor do seu peludo e assegurar que os cuidados cotidianos vão ser eficazes. É preciso assegurar que a casa está bem limpa. Lembre-se que a maioria dos carrapatos e pulgas se aloja no ambiente e não no cão.

Limpe a casa com a maior frequência que puder para assegurar que não haverão infestações de parasitas.

cão pula no dono

Dica

Habitue seu cão desde filhote ao contado e manuseio. Se ele já for adulto, não perca mais tempo e faça isso agora. Para conseguir realizar os cuidados cotidianos com a higiene do seu cão é ideal que ele colabore.

E para seu cão colaborar ele vai precisar estar acostumado as situações que você quer submetê-lo. Portanto tenha paciência e persistência até ele se sentir seguro para deixar que todos os cuidados sejam tomados.

Fonte Oficial: https://webcachorros.com.br/cuidados-cotidianos-com-higiene-dos-caes/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.