Segue abaixo uma lista com curiosidades sobre a vida desse inseto tão curioso!

– Cabe a formiga rainha a função de reprodução da colônia. A rainha pode viver até 18 anos

– As formigas são insetos que sentem o cheiro das coisas através de suas antenas

– Num formigueiro existe total organização, sendo que as tarefas são bem divididas entre as formigas

– Alimentam-se principalmente de sementes e restos vegetais

– Comunicam-se entre si através de liberação de feronomas (compostos químicos)

– Algumas formigas podem picar e passar um tipo de ácido que pode irritar a vítima.

– Além da rainha, num formigueiro existem as sentinelas (segurança), operárias (fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos) e as enfermeiras (cuidam das larvas)

– O acasalamento da formiga rainha acontece num voo nupcial. Após a fecundação o macho morre e a rainha perde as asas antes de botar os ovos.

– Há no mundo cerca de 18 mil espécies de formigas, sendo que no Brasil existem mais ou menos 2 mil espécies desses insetos. Algumas delas vivem em constante contato com o homem e podem trazer diversos prejuízos.

– Por exemplo, algumas formigas atacam plantas prejudicando o seu desenvolvimento e chegando até a matá-las. Plantações inteiras já foram perdidas por causa das formigas. As formigas são pragas domésticas e atacam vários tipos de alimentos, especialmente os doces.

– A alimentação das formigas dependerá da sua espécie: algumas são carnívoras, outras herbívoras, mas a maioria das formigas é onívora, ou seja, elas comem de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos.

 

Fonte: Sua Pesquisa

 

 

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.

DEIXE UMA RESPOSTA