© Museo paleontológico Egidio Feruglio

Tente encontrar um prédio de 7 andares perto de você e observe seu tamanho. Agora imagine que já existiu nesse planeta uma criatura com a mesma altura que esse prédio. De comprimento, essa mesma criatura tinha o equivalente a um prédio de 13 andares deitado.

Impressionante, não? Mas esse é o tamanho estimado do que os cientistas acreditam ser uma nova espécie de titanossauro, com 20 metros de altura e 40 metros de comprimento. O titanossauro teria 77 toneladas de peso, o que equivale a 14 elefantes africanos. Com esse peso e tamanho, a recém-descoberta espécie briga com o Argentinossauro pelo posto de maior dinossauro que já habitou o planeta. Curiosamente, as duas espécies foram descobertas na patagônia, na Argentina.

O herbívoro viveu entre 95 e 100 milhões de anos atrás, idade estimada através da idade das rochas onde foram encontrados os ossos. Apesar do “tamanho” da descoberta, a nova espécie ainda não tem o nome, que deve ser dado em homenagem à região onde foi encontrado e aos trabalhadores rurais que foram responsáveis pela descoberta acidental.

O novo dinossauro foi provavelmente um dos maiores animais que já habitaram esse planeta, competindo com a baleia-azul, com 30 m de comprimento e 180 toneladas de peso, com o já citado Argentinossauro e com o Sismossauro, que nunca teve tamanho exato definido pela carência de fósseis, mas pode ter chegado a medir até 52 metros de comprimento.

Estimar com precisão o tamanho de alguns dinossauros que já passaram por aqui é uma tarefa complicada, já que muitas vezes os fósseis são encontrados incompletos. Ainda assim, a critério de curiosidade, confira aqui uma lista com alguns dos maiores dinossauros que já existiram.

1 – Argentinossauro

Descoberto-o-maior-dinossauro-que-já-habitou-esse--planeta-animal-planet

© Dorling Kindersley / Getty Images

O Argentinossauro viveu no fim do período Cretáceo, nas florestas da Patagônia. Ele media cerca de 35 metros de comprimento e 15 metros de altura, além de pesar cerca de 80 toneladas. Até a descoberta do novo titanossauro, era considerado por muitos o maior dinossauro já encontrado.

Os cientistas estimam que ele precisa ingerir cerca de 1 toneladas de folhas por dia. E você achando que salada não podia engordar.

2 – Braquiossauro

Descoberto-o-maior-dinossauro-que-já-habitou-esse--planeta-animal-planet

©Andrew Kerr / Getty Images

O Braquiossauro era mais um saurópode (grupo de dinossauros com pescoço comprido e cabeça pequena) que viveu no período jurássico. Ele possuía membros anteriores maiores que os posteriores, e tinha cerca de 15 metros de altura e 25 metros de comprimento. Apesar de estimativas anteriores terem apontado para até 80 toneladas, seu peso foi “revisado” recentemente e estimado em cerca de 23 toneladas.

Apesar de seu tamanho, o braquiossauro era capaz de atingir até 20 km/h.

3 – Ultrassauro

Descoberto-o-maior-dinossauro-que-já-habitou-esse--planeta-animal-planet

© DEA Picture Library / Getty Images

Apesar do nome, o Ultrassauro não era um dinossauro super-herói. Também herbívoro, ele viveu no período jurássico e ocupava bastante espaço com seus 38 metros de comprimento, 22 metros de altura e 90 toneladas de peso.

Isso claro, se ele tiver mesmo existido, pois existe a possibilidade de que os poucos fósseis encontrados serem na verdade de outra espécie de saurópode.

4 – Sismossauro

Descoberto-o-maior-dinossauro-que-já-habitou-esse--planeta-animal-planet

© ДиБгд / Wikipedia

O Sismossauro, assim como a maior parte dos colegas nessa lista, viveu no período Jurássico. Infelizmente, os ossos já encontrados no Novo México, nos Estados Unidos, são insuficientes para calcular com precisão seu peso ou tamanho. Contudo, alguns cientistas acreditam que ele chegou a medir 54 metros de comprimento, podendo ser classificado como o maior animal terrestre que já existiu. Seu peso é estimado entre 60 e 100 toneladas.

Com sua enorme cauda, ele era capaz de usá-la como um chicote para abater um predador facilmente.

5 – Sauroposeidon

Descoberto-o-maior-dinossauro-que-já-habitou-esse--planeta-animal-planet

©LadyofHats / Wikipedia

O Sauroposeidon também viveu na América do Norte, mas no período Cretáceo, há 110 milhões de anos. Ele foi provavelmente o dinossauro mais alto que já existiu, com 25 metros de altura, o equivalente a um prédio de 8 andares. Para efeito de comparação, uma girafa macho possui em média 6 metros de altura.

Por Gabriel Tonobohn

Fonte: Animal Planet Brasil

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.

DEIXE UMA RESPOSTA