Ativistas de direitos dos animais ao redor do mundo condenaram o que eles clamam ser um desmatamento ilegal e imoral do principal habitat do coala. As informações são do Fraser Coast Chronicle.

Natália Richardson, voluntária de resgate de coalas de Maryborough, ao sudeste da Austrália, disse que estima que vários hectares de matas foram destruídos quando uma escavadeira começou a “limpar” a área sem aviso, na terça-feira da semana passada, à tarde.

Ela disse que a área de mata do Parque Estadual Henderson era lar de 40 espécies ameaçadas ou vulneráveis.

“Nós chegamos lá o mais rápido que pudemos, mas (o motorista da escavadeira) já estava carregando tudo”, disse Natalie.

Ela e amigos começaram imediatamente a vasculhar a área, um conhecido habitat de coalas, procurando por animais feridos ou mortos, mas tiveram que parar a busca devido ao cair da noite.

Na quarta-feira de manhã eles se uniram a pessoas de Queensland, enquanto continuaram sua busca e protestaram pacificamente contra qualquer derrubada adicional.

O vice-prefeito de Fraser Coast, George Seymour, disse que a construtora do Parque Henderson – Belela Pty Ltd – possuía uma permissão de desmatamento que estava de acordo com a legislação do conselho e do governo de estado.

Entretanto, o conselho investigava alegações que tivessem violado a permissão, incluindo a afirmação de que um spotter-catcher (profissional altamente treinado para fiscalizar desmatamentos e indicar o melhor local para remoção da vida selvagem) de fauna nativa não se encontrava na área no momento do desmatamento.

“Este é um habitat imaculado do coala – outras áreas como Redland estão lutando para preservar estes espaços,” disse Seymour.

O Departamento de Meio Ambiente e Proteção do Patrimônio também está investigando.

O construtor e diretor da Belela Pty Ltda, Ron Blyth, não pode ser contatado para comentários.

Nenhum coala morto ou ferido foi encontrado na terça-feira.

Voluntários de resgate de coalas estimam que várias espécies vulneráveis consideram a área como seu habitat.

Fonte: ANDA.jor.br
Fotos: Robyne Cuerel

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.

DEIXE UMA RESPOSTA