De acordo com a veterinária Monica Almeida, do Centro de Controle Zoonose (CCZ) de São Paulo, agasalhar os cães é um sinal de cuidado

Quem não suspira apaixonado com um animal de estimação de roupinha? Apesar de deixar o cãozinho com mais charme, as roupas produzidas especialmente para os pets dividem opiniões entre tutores.

Enquanto alguns acreditam que essas peças não são indicadas para os cães, outras pessoas apostam nestes itens para aquecer os animais, especialmente na época mais fria do ano. Mas, o que dizem os especialistas sobre essa utilização?

De acordo com a veterinária Monica Almeida, do Centro de Controle Zoonose (CCZ) de São Paulo, agasalhar os cães é um sinal de cuidado. “No inverno elas [roupinhas] deixam de ser luxo e passam a ser necessidade. O agasalho ajuda a manter a temperatura do cão que é de 39 graus”, explica a especialista em entrevista ao site oficial da protetora Luisa Mell. Sendo assim, o uso de vestimentas em cães pode ser colocado em prática, mas de forma consciente.

Função e características das roupas para cães

Devo fazer roupinha de frio para o meu cão? 

Foto: depositphotos

Todos os cachorros podem usar roupinha, principalmente, durante o período do inverno, quando as temperaturas baixam e a sensação de frio aumenta. “Engana-se quem pensa que cães de pelagem longa não precisam usar roupas. Raças, como yorkshire, lhasa apso e shiht-zu, são raças pequenas e por isso estão mais suscetíveis a doenças como gripe e pneumonia”, garante a veterinária Ronivaiana Almeida, também em entrevista à Luisa Mell.

Mas, mais do que esquentar, as roupinhas utilizadas em cães precisam ser confortáveis. De acordo com as veterinárias, não é indicado optar por vestimentas que possuam zíper ou sejam de tecidos que provoque coceira no animal. Atenção ainda para o tamanho das peças, que devem ser ideais para os cães facilitando o caminhar dos animais. Além disso tudo, é importante comprar roupinhas com aberturas na parte traseira, permitindo que o animal faça as necessidades sem se sujar.

Como fazer roupa para o pet?

Nas lojas de pet shop existem diversas opções de roupinhas para cães, desde as mais enfeitadas até as simples. Contudo, há uma forma de economizar dinheiro e mesmo assim aquecer o cachorro com uma roupinha, isto é, fazendo a própria em casa. Esta dica serve para tutores que possuem cães de porte pequeno ou médio. Sendo assim, é necessário ter em mãos uma touca que você não utilize mais.

Em seguida, faça um corte na parte de cima da touca. Depois, prepare para fazer mais dois cortes, um em cada lateral, para que as patinhas dos cães passem por esses espaços. Depois é só vestir no cachorro e aquecê-lo.

Veja o passo a passo aqui:

Fonte Oficial: https://www.clubeparacachorros.com.br/tabombando/devo-fazer-roupinha-de-frio-para-o-meu-cao/.