A Polícia Militar de Meio Ambiente e a Sociedade de Proteção Animal de Ituiutaba, em Minas Gerais, resgataram 16 cachorros encontrados em situação de maus-tratos em uma casa no município mineiro. Os cachorros, que viviam em uma residência localizada no bairro Camargo, eram mantidos em ambiente desprovido de limpeza.

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

A tutora dos animais, uma dona de casa de 60 anos, afirmou que vendia apenas alguns filhotes para manter as despesas do canil. Ela assinou um termo para responder pelo crime de maus-tratos a animais perante a Justiça. As informações são do portal G1. Os cães foram examinados por um médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses e, em seguida, foram levados para uma clínica, onde novamente foram avaliados e passaram por tosa para serem preparados para adoção responsável. O tratamento dos animais será custeado pela ONG que participou do resgate. Maus-tratos a animais é crime previsto no artigo 32 da Lei Federal 9605/98, a “Lei de Crimes Ambientais”. As denúncias, que são gratuitas e anônimas, devem ser feitas de forma consciente e com a maior quantidade possível de detalhes através do número 181 e, em Ituiutaba, também por meio do 198. Nota da Redação: a ANDA repudia o comércio de seres vivos e reforça a necessidade de respeitar os animais enquanto sujeitos de direito que não devem ser reduzidos à condição de mercadorias para que sejam comercializados. Por essa razão, este portal de notícias incentiva a adoção e recomenda aos leitores que boicotem o comércio de animais, seja ele praticado por empresas ou pessoas físicas.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/08/dezenas-de-caes-submetidos-maus-tratos-sao-salvos-ituiutaba-mg/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.