Na próxima quinta-feira, 4 de outubro, celebra-se o Dia Nacional de Adotar um Animal. A data, de significado importante, é comemorada há 18 anos e tem como objetivo combater o abandono e os maus-tratos a animais através da adoção responsável.

(Foto: Divulgação)

A internet tem sido grande aliada na divulgação da adoção, tema que é debatido constantemente e apresentado não só como forma de combater o abandono e a negligência, mas também como uma alternativa ética ao comércio, prática que coloca os animais na condição de mercadorias e, frequentemente, os submete a maus-tratos.

A data é necessária por incentivar a conscientização acerca dos direitos animais e complementar o leque de temas relacionados aos animais. Isso porque debater políticas públicas, fiscalização e formas de punição a quem pratica maus-tratos a animais e os abandona não é suficiente para combater a crueldade a qual os animais são diariamente submetidos. É preciso, também, que a sociedade seja contemplada com informações que lhes faça refletir sobre a condição dos animais enquanto sujeitos de direito.

Ao portal Terra, uma das idealizadoras da campanha que incentiva a adoção de animais, Vininha F. Carvalho, que é editora da Revista Ecotour, afirmou que “para mudar a sociedade é preciso que as pessoas mudem individualmente e acreditem que com esta postura estarão caminhando na direção certa, aprimorando a conduta moral no que diz respeito ao relacionamento com os animais. É preciso estimular a ideia que a proteção dos animais se faz através da conscientização, ou seja, é preciso aprender a trocar o D de Doação pelo B de Boa ação”.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/10/dia-nacional-de-adotar-um-animal-e-comemorado-em-4-de-outubro/.