Os benefícios de uma alimentação saudável são observados no corpo de dentro para fora. Uma surpreendente vantagem do consumo de uma dieta vegana, rica em vitaminas e minerais, é a melhora na qualidade da pele, podendo até ajudar na eliminação de acne.

Uma vantagem do consumo de uma dieta vegana, rica em vitaminas e minerais, é a melhora na qualidade da pele, podendo até ajudar na eliminação de acne.

Foto: Reprodução

A acne se desenvolve na pele quando os poros ficam entupidos por pele morta. O sebo, ou materiais gordurosos, então se acumulam dentro desse poro entupido, causando um aumento de bactérias e inflamação, também conhecido como espinha.

Limpadores faciais contra acne são comercializados para desobstruir os poros e definitivamente ajudam na superfície do problema, mas há uma maneira muito melhor para tratar a acne. Em vez de focar apenas no combate a acne externamente, é importante lembrar que a pele reflete tudo o que é ingerido pelo corpo.

A nutrição desempenha um papel enorme no bem-estar da pele. Estudos mostram que uma dieta rica em gordura saturada pode aumentar a produção de sebo na superfície da pele, entupindo os poros e, assim, dando-lhe acne.

Além disso, óleos refinados e gorduras animais têm sido associados à má circulação, o que faz com que a pele fique mais suscetível à acne. A falta de antioxidantes derivados de plantas também pode afetar negativamente o bem-estar de sua pele.

Uma dieta vegetariana de alimentos integrais, com baixo teor de gordura saturada, é uma maneira para livrar a pele de manchas. Isso ocorre porque, com uma dieta baseada em vegetais, são retiradas todas as gorduras animais que podem aumentar os materiais gordurosos na pele, e também há um aumento na ingestão de antioxidantes encontrados apenas em alimentos vegetais.

A acne ocorre devido à oxidação do sebo. Dessa forma, a ingestão de antioxidantes ajuda na prevenção de espinhas. Alguns alimentos de origem vegetal que podem ajudar a conquistar uma ótima pele são:

Mirtilos

Essa fruta é rica em antocianina, um flavonóide com propriedades antioxidantes, e em vitamina C, outro antioxidante ligado à saúde da pele porque ajuda na síntese de colágeno na pele.

Goji Berries

Foto: Reprodução

Essas frutas são caracterizadas como superalimentos porque contêm uma grande variedade de antioxidantes, vitaminas e vestígios de minerais.

Chocolate Amargo ou cacau cru

Foto: Reprodução

Esse alimento tem 40 vezes a quantidade de antioxidantes que os mirtilos.

Noz-pecã

Foto: Reprodução

Essa é a melhor fonte de antioxidantes da família de nozes.

Alcachofras

Foto: Reprodução

Além de possuir muitos antioxidantes e vitamina C, também auxilia no combate a doenças.

Cranberries

Foto: Reprodução

Essa fruta possui antioxidantes e as vitaminas A e C, que comprovadamente aumentam o colágeno na pele.

Coentro

Foto: Reprodução

É uma erva saborosa que combate a oxidação do sebo, e também é um ótimo anti-inflamatório para combater a pele irritada.

Feijões

Foto: Reprodução

O grão é rico em zinco, que podem ajudar a reparar a pele danificada, e também contêm antioxidantes que curam a pele.

A regular ingestão desses, e de outros, alimentos à base de plantas beneficiam o funcionamento do organismo como um todo, e ainda livram animais do sofrimento em fazendas industriais de produtos de origem animal.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/07/dietas-a-base-de-plantas-podem-acabar-com-a-acne/.