Um novo estudo descobriu que dietas à base de plantas podem ser benéficas para pessoas diabéticas. A ingestão de alimentos de origem vegetal pode melhorar o controle glicêmico, o colesterol e levar à perda de peso em pessoas com diabetes tipo 2.

Dietas livres de carnes fornecem muitos benefícios aos seres humanos. Inclusive, para os diabéticos é uma ferramenta contra doenças cardíacas.

Dietas livres de carnes fornecem muitos benefícios aos seres humanos. Inclusive, para os diabéticos é uma ferramenta contra doenças cardíacas. (Foto: Pixabay)

Os pesquisadores sugerem que as dietas à base de plantas beneficiam tanto o controle glicêmico quanto a saúde cardiovascular. Isso ocorre porque elas têm baixos índices de gordura saturada e são ricas em fitoquímicos e fibras.

“A ligação entre diabetes e doenças cardiovasculares é forte. Entre 60 e 70% das pessoas que têm diabetes tipo 2 morrem de doenças cardíacas”, disse o co-autor do estudo, Hana Kahleova, diretor de pesquisa clínica do Physicians Committee for Responsible Medicine, em Washington, EUA.

“A boa notícia é que este estudo mostra que a mesma prescrição simples – alimentar-se de uma dieta à base de plantas – pode reduzir o risco de problemas cardíacos e melhorar o diabetes tipo 2 ao mesmo tempo”, acrescentou Kahleova. Segundo os pesquisadores, diabéticos são duas a quatro vezes mais propensos a morrer de doenças cardiovasculares do que aqueles que não têm a doença.

Para o estudo, publicado na revista Clinical Nutrition, os pesquisadores revisaram nove ensaios clínicos, com quase 700 participantes, que verificaram a eficácia das dietas veganas e vegetarianas para pacientes com diabetes.

Os resultados sugeriram que aqueles que ingeriram uma dieta à base de plantas diminuíram o colesterol, perderam peso, reduziram os níveis de HbA1c e melhoraram outros fatores de risco cardiometabólico quando comparados àqueles que ingeriram uma dieta não vegetariana.

A dieta não surtiu efeito significativo sobre a insulina em jejum, HDL-C, triglicerídeos ou pressão arterial.

A adoção de dietas vegetarianas e veganas é duplamente benéfica: tanto para os diabéticos, quanto para os animais que deixarão de sofrer em processos de fazendas industriais.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/06/dietas-vegetais-beneficas-diabeticos-revela-estudo/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.