Nem sempre a ração que você oferece para o seu cachorro é saudável. Não raro, causa problemas nos rins e no fígado pelo excesso de sódio. Pensando nisso, o Namu Cursos – plataforma que traz aulas online de culinária saudável e práticas corporais de yoga e pilates – acaba de lançar o curso “Alimentação natural boa pra cachorro: receitas para seu pet”, voltado aos donos que zelam pela saúde e longevidade dos cães.

Mesmo quem não tem prática na cozinha, pode se arriscar a preparar um cardápio mais saudável. O novo curso do Namu reúne seis aulas com informações, dicas, além das receitas que vão desde pratos diários, que substituem integralmente as rações, até petiscos doces. O seu investimento será de apenas R$ 196. Com isso, você terá o curso completo, de carga horária de seis horas – e você pode assistir quando e onde quiser.

Além de oferecer um prato saudável ao seu cão, esta também pode ser uma excelente oportunidade para iniciar um negócio. Exemplo da professora Fernanda Lima, à frente do curso do Namu, que levou a sua paixão pelos animais até a culinária canina. Ela explica como a escolha e o preparo de alimentos frescos pode promover mais saúde aos cães. “Além de garantir nutrientes essenciais para o organismo e melhorar o sistema imunológico, o preparo caseiro também favorece ganho energético aos cachorros, sensação diretamente ligada ao bem-estar deles”, afirma Fernanda.

Pelos com menos queda e mais brilhantes, disposição e peso controlado são algumas das vantagens em optar por uma dieta saudável e natural. Vale lembrar que o cardápio formulado especialmente para os cães também precisa de atenção. “A dieta consiste em obedecer a uma regra de proporções para cada categoria de alimento, lembrando sempre de variar os ingredientes para que o cão receba a maior quantidade de nutrientes possível. Isso tudo sem esquecer que existem alimentos não permitidos no preparo das receitas como, por exemplo, a cebola e a farinha branca”, explica a pet chef Fernanda.

Segundo a professora do Namu Cursos, deve-se oferecer gradativamente a alimentação natural, de 7 a 10 dias, até que o cão se acostume com os novos sabores e mantenha 100% da nova dieta. Ao longo do tempo, o melhor é não intercalar a ração seca com a alimentação caseira para não sobrepor os nutrientes. “Sugiro que as receitas sejam oferecidas de duas a três vezes por dia, de acordo com a rotina da casa”, diz Fernanda.

Receita Cupcake:

– 240g de farinha de aveia

– 1 colher de chá de fermento

– 120g de pasta de amendoim sem açúcar

– 120g de óleo de coco

– 1 xícara de maçã ralada (esprema bem para tirar o excesso de suco da fruta)

– 1 colher de chá de extrato de baunilha

– 240g de mel

– 1 ovo

– 180g de mirtilo

Rendimento: 6 unidades

Modo de fazer:

1) Ligue seu forno em 180˚C.

2) Em uma tigela grande, misture a farinha e o fermento.

3) Em outra tigela, misture os outros ingredientes até que fique bem homogêneo. Ao fim, acrescente à mistura dos ingredientes secos e misture bem com uma espátula.

4) Divida nas forminhas e asse por 25 minutos. (Uma dica: espete um palito, se sair limpinho é que está na hora de tirar!)

5) Como cobertura, você pode passar um pouco da manteiga de amendoim por cima.

Comentários