Foto: Viral Press

As imagens flagram o momento comovente em que um elefante bebê órfão retorna para seu cuidador buscando abrigo, dias depois de ser solto na natureza e rejeitado por seu próprio rebanho.

O filhote de dois anos chamado Chabakeaw foi encontrado preso sozinho na lama em Bueng Kan, nordeste da Tailândia, em 4 de abril e foi resgatado por agentes do departamento de resgates de animais selvagens.

Depois de cinco meses sendo alimentado com mamadeira e cuidado por funcionários do centro de proteção, o departamento decidiu liberar o bebê de volta ao seu rebanho natural em 18 de setembro.

No entanto, no dia seguinte, os oficiais do centro descobriram que ela havia sido abandonada novamente, a cerca de 1,6 km do local da libertação.

Ela foi então levada de volta aos cuidados do centro.

Filmagens feitas na tarde de sexta-feira passada (27) mostram o momento emocionante em que Chabakeaw se aconchega no colo de sua “mãe” humana para uma soneca, segura na segurança e no conforto de seu cuidador.

Foto: Viral Press

Pichet Noonto, especialista em elefantes da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN, explicou que o problema com Chabakeaw é que ela não pode mais se misturar ao rebanho depois que foi deixada para trás quando era apenas um bebê.

Ele disse ao Daily Mail: “Acreditamos que ela não foi aceita pelo líder do rebanho, o que é uma consequência de ela ter sido criada por humanos por mais de cinco meses. Ela provavelmente teve dificuldade em se adaptar ao comportamento do elefante na natureza e foi expulsa”.

“Cuidaremos dela enquanto planejamos seu futuro, mas enviá-la de volta ao rebanho pode não ser uma das opções”, explicou Noonto.

Foto: Viral Press

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/10/elefantinha-orfa-procura-o-colo-de-seu-cuidador-apos-ser-rejeitada-pela-manada/#utm_source=rss&utm_medium=rss.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.