As eleições de 2018 registraram número recorde de candidatos que defendem a causa animal. O aumento considerável na quantidade de políticos que levam os direitos animais em consideração é um reflexo da ação da sociedade, de ONGs e de ativistas que lutam para que os animais sejam vistos como sujeitos de direito.

(Foto: Jean François Monier/AFP)

Entre os candidatos, há os que são vegetarianos e veganos e, portanto, defendem toda forma de vida, e também os que estão ligados apenas a pautas relacionadas a animais domésticos.

Na lista abaixo, iniciada pelo portal Vegpedia, é possível conhecer um pouco dos políticos que defendem os animais e que são candidatos nas eleições de 2018.

Presidente/a e Vice


  • EDUARDO JORGE (PV-REDE) – 18

perfil_eduardo_jorge

FACEBOOK: @EduardoJorgeOficial

TSE: Perfil

Quem mais se aproxima da defesa dos animais é o ovolactovegetariano Eduardo Jorge, candidato a vice-presidência junto a ambientalista Marina Silva. Recentemente ele declarou ser a favor da Libertação Animal e em diversas entrevistas, desde a campanha para presidência em 2014, se mostra a favor do desenvolvimento sustentável, da agroecologia, da agricultura familiar e da agricultura orgânica e afirma que o governo deve incentivar a alimentação vegetariana e vegana. Eduardo é médico sanitarista e tem extenso histórico político: nos anos 60 militou em movimento estudantil e nos 70 atuou em movimentos populares na periferia de São Paulo. Foi Deputado Estadual em várias legislaturas desde 1980 pelo PT, duas vezes foi secretário municipal de Saúde de São Paulo nos anos 2000 e uma vez secretário do meio ambiente. Ajudou a propor medidas como os medicamentos genéricos, restrição ao uso de amianto, melhoramento do SUS e da assistência social. Eduardo é um social-democrata ambientalista e critica os extremos do capitalismo e do socialismo. É liberal nos costumes e apoia a união entre pessoas do mesmo sexo, a liberação da maconha, e a descriminalização do aborto. É contra empresas financiarem campanhas políticas por acreditar que isso favorece a corrupção.

Senador/a


  • DUDA SALABERT (PSOL/MG) – 500

perfil_duda_salabert

Facebook: @DudaSalabert

TSE: Perfil

Duda Salabert, é vegana há mais de 5 anos, e defende a bandeira dos Direitos Humanos, dos Direitos Animais, do ecofeminismo e do ambientalismo. Veio dos movimentos sociais e tem como pauta central a educação, fazendo parte da “Bancada do Giz”, um coletivo de professores e professoras que querem ocupar a política e colocar a educar como pauta central nas políticas públicas do Brasil. É a primeira candidata trans ao senado federal na história do Brasil.

Deputado/a Federal


  • ADRIANA ARAÚJO (PSOL/MG) – 5022

perfil_adriana_araujo

Facebook: @AdrianAraujoOficial

TSE: Perfil

Adriana Araújo é servidora pública, ambientalista e ativista pelos Direitos Animais. Idealizadora e coordenadora do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) criado em 2006. Há mais de 20 anos atua em movimentos socioambientais. Suas propostas visam o reconhecimento da representatividade da diversidade de gênero, os direito dos animais e também das trabalhadoras e dos trabalhadores.

  • ANA RITA TAVARES (PMB) – 3535

perfil_ana_rita_tavares

Facebook: @AnaRitaTavaresOficial

TSE: Perfil

Advogada desde 1985 e auditora jurídica concursada do Tribunal de Contas do Estado da Bahia desde 1987. Foi diretora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), de 1995 a 1997, diretora geral da Escola Livre de Direito Josaphat Marinho (2000/2008), integrante do Instituto dos Advogados da Bahia e ativista do Movimento Pró-Animal.Ana Rita Tavares é ativista do movimento humanitário pró-animal há mais de uma década. Em Salvador (BA) e região metropolitana, luta pelos direitos dos animais, em conjunto com ONGs da causa animal e protetores interdependentes, e durante este período já realizou resgates de animais vítimas de violência e maus tratos. Em 2012, candidatou-se pela primeira vez e foi eleita vereadora de Salvador. Alguns de seus projetos são a criação de um hospital público veterinário, criação do serviço de castração nos bairros, criação da Delegacia Especial de Proteção aos Animais e Restaurante Popular Vegetariano. A candidata é vegana.

  • ANDREIA GOMES DOS ANIMAIS (AVANTE/DF) – 7099

Facebook: @dedeiamgomes

Ativista e protetora dos animais atua a mais de 15 anos no Distrito Federal, resgatando, cuidando, castrando e encaminhando animais para adoção.
Fundadora da Associação de Protetores Independentes dos Animais do Distrito Federal – ASPIA, onde desenvolve ações em prol da vida dos animais, além de auxiliar na elaboração de políticas publicas.
Promoveu os primeiros mutirões de castração no DF, onde milhares de animais foram castrados a preços populares.
Promoveu a frente do Projeto Resgate da Colônia, e ASPIA/DF, feiras de adoções, onde foram encaminhados a novos lares centenas de animais resgatados das ruas.
Entre outros projetos em prol da causa animal no DF.

  • ÁUREA CAROLINA (PSOL/MG) – 5018

perfil_aurea_carolina

Facebook: @AureaCarolina

TSE: Perfil

Áurea é vereadora em Belo Horizonte pelas Muitas/PSOL, eleita em 2016. Ativista nos movimentos sociais desde a adolescência, é especialista em gênero e igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona e mestra em ciência política pela UFMG. Dedica-se às causas das mulheres, dos negros, dos LGBT, dos povos e comunidades tradicionais e das pessoas que vivem nas periferias. Áurea preza por uma política do afeto, feminista e antirracista, em prol do bem viver. É vegetariana desde os anos 2000 e vegana desde 2015.

  • ELIANE CARMANIM (PSOL/RS) – 5057

perfil_eliane_carmanim

Facebook: @Eliane.Veggie

TSE: Perfil

Eliane é psicóloga e bacharel em ciências sociais, especializada em projetos sociais e culturais pela UFRGS e mestra em sociologia pela UFRGS. Sua trajetória começa nos Direitos Humanos na Anistia Internacional e expandiu-se a causa animal e ambiental. É idealizadora do Núcleo Antiespecismo do PSOL que é focado no debate sobre Libertação Animal. Eliane também é idealizadora do projeto Vanguarda Abolicionista  que distribui alimentos sem produtos de origem animal para moradores de rua em Porto Alegre.

  • FRED COSTA (PATRI/MG) – 5133

fred costa

Facebook: @FredCostaDeputado

TSE: Perfil

Estudou Direito no Uni-BH. Exerceu dois mandatos de vereador em Belo Horizonte. F Presidiu as Comissões de Legislação e Justiça e de Saúde e Saneamento da Câmara, onde se destacou pelo volume de projetos apresentados e aprovados e por discutir temas de relevância para a cidade, entre eles a luta contra o aumento do IPTU. Membro do 1º Conselho Municipal da Juventude do Diretório Acadêmico de Direito do UNI-BH; e colaborador da OAB Jovem. Como deputado estadual, tem como principais bandeiras do mandato a mobilidade urbana, a segurança pública, o combate ao aumento de impostos, o meio-ambiente e a defesa dos animais.

  • LULI SARRAF (AVANTE/SP) – 7004

perfil_luli_sarraf

Facebook: @LuliSarrafCandidata

TSE: Perfil

Luli é graduada em Comunicação Social, possui extensão em Administração de Empresas, Comunicação Corporativa e Gestão do Terceiro Setor, atuou 15 anos em empresas multinacionais e agências de publicidade. Colaborou no Instituto Meus Olhos tem 4 Patas – de cães-guia, é educadora na Associação Casa do Zezinho que ajuda no desenvolvimento de crianças e jovens que vivem em situações de alta vulnerabilidade social. Luli atua há 10 anos no ativismo de proteção animal. É fundadora do projeto Celebridade Vira Lata que realiza multirões de castração de cães e gatos de rua, além de adoções, além disso desenvolve atividades de produção cultural como palestras, exposições e eventos com foco educacional sobre a questão dos animais domésticos. Se tornou vegetariana graças a campanha Segunda Sem Carne, da SVB. Atualmente é vegana.

  • JOÃO VALOIS (PMB/RJ) – 3588

perfil_joao_valois

Facebook: @Joao.Valois

TSE: Perfil

João é comerciante, vegano e ativista. Está na causa animal desde 2010, quando criou a página Cadeia Para Quem Maltrata os Animais. Nos últimos meses tem comparecido a ALESP para pressionar os políticos pela aprovação do PL31, que proíbe a exportação de animais vivos por vias fluviais no estado de SP. Nas eleições de 2016 se candidatou a vereador pelo PEN, e acabou não sendo eleito.

  • KARINA SOMAGGIO (PODEMOS/SP) – 1909

pefil_karina_somaggio

Facebook: @KarinaSomaggio

TSE: Perfil

Karina estudou Relações Públicas em Londres. Atualmente é assídua defensora dos animais, atuando pela ONG Abraço Animal. Teve sua vida marcada por enfrentamento do político de Marcos Valério, tendo feito denúncias de corrupção do publicitário com o governo federal no caso do Mensalão. Foi candidata a vereadora de São Paulo pelo PTN em 2016, mas não foi eleita.

  • PATRICIA ZANELLA (REDE/SP) – 1822

perfil_patricia_zanella

Facebook: @18PatriciaZanella

TSE: Perfil

Patrícia começou, aos 18 anos, a atuar na causa ambiental na ONG Ecosurf, uma das maiores ONG’s de proteção aos oceanos do mundo, além disso, é a primeira mulher da América do Sul a compor o Conselho Consultivo de Jovens do Dia Mundial dos Oceanos. Formada em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos e mestranda em Direito Internacional, é coordenadora de comunicação estadual da REDE em SP.  Defende o veganismo, ecofeminismo e o internacionalismo. Sua meta na política é melhorar a segurança pública e a busca pelo desenvolvimento sustentável.

  • PAULA APARECIDA (PSOL/SP) – 50900

peril_paula_aparecida

Facebook: @Paula.Litcha

TSE: Perfil (bancada ativista)

Paula é professora de rede pública. Está como co-candidata animalista da bancada ativista. Suas propostas para os animais são a defensa da inclusão de opções de alimentos 100% de origem vegetal em todos os cardápios de refeições de lanchonetes e cantinas em órgãos públicos estaduais, a defesa do fim do uso de animais vivos em exposições artísticas e em eventos esportivos como vaquejadas e rodeios, a proibição da comercialização de animais domésticos, entre outras.

  • RÚBIA SAGAZ (PSOL/SC) – 5051

perfil_rubia_sagaz

Facebook: @SagazRubia

TSE: Perfil

Rubia é assistente social e trabalhadora da educação servidora do Instituto Federal Catarinense de Blumenau. Formada em Serviço Social pela UFSC e pós graduada em Políticas Públicas pela FURB. É vegana, porém não milita pela causa.

  • RUBENICE MARTINS (PRP/PA) – 4405

perfil_rubenice_martins

Facebook: @RubenicedeNazareDiasMartins.martins

TSE: Perfil

Técnica de enfermagem e protetora de animais. Está se candidata para lutar pelos direitos dos animais e pelo descaso do poder público nesta questão. Pretende abolir as carroças e colocar em pauta outros projetos de defesa dos animais. Nas eleições de 2016 se candidatou a vereadora em Belém mas não venceu.

  • SERGIO LEVY (PRP/SP) – 4461

perfil_sergio_levy

Facebook: @Sergio.Levy.927

TSE: Perfil

Sergio é economista formado pela FAAP. Sergio é também ativista pelos direitos animais e tem participado das manifestações pela aprovação do PL31 em SP, que proíbe a exportação de animais vivos no Estado, além de comparecer a outras frentes.

  • VANDIR NATAL CASAGRANDE (PV/SP) – 4319

perfil_vandir_natal_casagrande

Facebook: @VandirNatal4319

TSE: Perfil

Vandir é advogado e coordena há muitos anos uma campanha nacional em favor dos animais, que distribui gratuitamente, em todo o país, o DVD “Paz e Amor aos Animais”. Atuou na área da Segurança Pública, como escrivão e depois delegado de polícia e também exerceu a função de Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

Deputado/a Estadual ou Distrital


  • ADRIANA PIERIN (PODEMOS/SP) – 19269

perfil_adriana_pierin

Facebook: @DeputadaVegana19269

TSE: Perfil

Adriana é designer e está há 20 anos atuando na causa animal. Em 2009 fundou a ONG Move Institute quando decidiu usar sua vocação para desenvolver trabalhos de comunicação e conscientização pelos animais e fazer ativismo por meio da moda e do design. Com campanhas e ativismo conseguiu retirar as peles do SPFW. Adriana criou a chamada bancada veganae se eleita pretende promover mudanças reais que favoreçam os animais na Assembléia Legislativa de São Paulo.

  • ALICE CARVALHO (PSOL/RS) – 50777

perfil_alice_carvalho

Facebook: @AliceCarvalhoPsol

TSE: Perfil

Alice é graduanda em psicologia pela UFN. É oriunda do Setorial de Juventude do PSOL e é militante do movimento negro. É vegana, mas não há registros digitais de militância sobre o tema.

  • CACÁ NEDEL (PODEMOS/RS) – 19269

perfil_caca_nedel

Facebook: @VotoVegano

TSE: Perfil

Cacá Nedel é bacharel em Direito pela PUC, licenciado em História pelo Centro Universitário Metodista IPA, habilitado como Juiz Arbitral pelo Tribunal de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Alvorada, especialista em Direito Público pela Verbo Jurídico.
Tem experiência no poder legislativo e executivo, pois já trabalhou na Câmara Municipal e na prefeitura de Porto Alegre e também em ambas instituições de Passo Fundo como Chefe de Gabinete e, por dois períodos, na Assembleia Legislativa. Há mais de 5 anos é concursado da Câmara de Passo Fundo. Cacá se dedica à Causa Animal na ONG COMPATA e tem o slogan Meu Voto É Vegano.

  • CAROLINA MOURÃO (AVANTE/DF) – 70070

perfil_carolina_mourao

Facebook: @CaroldosAnimais

TSE: Perfil

Carolina é jornalista e redatora. Nas eleições de 2014, Carol foi candidata a Deputada Federal pelo Distrito Federal pelo Partido Humanista da Solidariedade e não foi eleita. Carol luta pela melhora na questão da gestão de animais urbanos. Está em constante contato com políticos e fazendo ativismo pelos animais. Tem acompanhado de perto o caso da ursa Marsha.

  • CAROL STEIN (PSD/SP) – 55090

perfil_carol_stein

Facebook: @CSCarolStein

TSE: Perfil

Carol é vegana, ativista social e militante pelos direitos de todos os animais. É líder na campanha contra o bosque-zoológico dos Jequitibás. Foi candidata ao cargo de vereadora de Campinas, SP, pelo PSD em 2016, mas não foi eleita.

  • FELICIANO FILHO (PRP/SP) – 44444 

perfil_feliciano_filho

Facebook: @FelicianoFilho.Cps

TSE: Perfil

Feliciano Filho é formado em economia e atua como deputado em SP dizendo ser 100% dedicado à causa animal. Criador da Lei Feliciano, que proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos nos canis municipais, da lei Nota Fiscal Animal, que beneficia diversas ONGs de proteção animal com repasses e sorteio de prêmios em dinheiro, e da Lei Antitestes que proibiu o uso de animais em testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes. Feliciano Filho instituiu a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais a ser comemorada na semana que antecede o dia 4 de outubro (Dia dos Animais), formulou a Lei Antipeles que proíbe a criação de animais exclusivamente para extração de peles e criou a DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal. Recentemente criou o PL31/2018 que visa a proibição do embarque de animais vivos no transporte marítimo e/ou fluvial, com a finalidade de abate para o consumo. Venceu o Prêmio Vista-se na categoria “Político de Destaque” 2016 e 2017. Foi Apresentador do programa Planeta Bicho exibido pela Rede Record. Feliciano é vegano.

  • GEÓRGIA FAUST (PSOL/SC) – 50050

perfil_georgia_faustiFacebook: @GeorgiaMartinsFaust

TSE: Perfil

Geórgia é pedagoga, professora de inglês, gateira (seis bebês-gatos lindos), formanda de Pedagogia, pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, mestranda em Educação na FURB. É ativista por uma melhor mobilidade urbana e pela igualdade de gênero, fazendo parte do grupo Blogueiras Feministas e Coletivo Casa da Mâe Joana. Geórgia é vegana e milita pelos animais há 5 anos, pretende ajudar na conscientização sobre o veganismo enquanto política.

  • PAULO GUILHERME PINGUIM (PODEMOS/RJ) – 19101

perfil_paulo_pinguim

Facebook: @Pinguim.Scuba

TSE: Perfil

Paulo é instrutor de mergulho e ativista líder da Divers for Sharks, que luta pela preservação dos tubarões. Atua na defesa das águas, mares, oceanos, da vida marinha, e de toda degradação ambiental. É vegano e seu slogan é ‘para que a destruição do meio ambiente e o sofrimento animal tenham um fim.’

  • RAPHAEL SEBBA (PSOL/DF) – 50061

perfil_raphael_sebba

Facebook: @RaphaelSebbaDF

TSE: Perfil

Raphael é produtor cultural. Foi Coordenador da Subsecretaria de Movimentos Sociais e Participação Popular da Casa Civil do GDF. Candidatou-se a Deputado Federal pelo Distrito Federal em 2014 pelo Partido Socialista Brasileiro, mas não foi eleito. Faz parte do grupo político RAiZ Cidadanista que tem uma visão ecosocialista. Suas propostas são de melhoramento da mobilidade urbana, pretende criar o estatuto dos Direitos Animais do DF e também quer a obrigatoriadade de opção de alimentação vegana em escola, creches, hospitais e em todos os serviços públicos.

  • SANDRA CAPUCHO (PODEMOS/SP) – 19197

perfil_sandra_capucho

Facebook: @Sandra.Capucho.1

TSE: Perfil

Sandra é advogada, graduada pela FDSBC. Ela se compromete a lutar pela causa animal. Em seus diversos projetos pretende criar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Animal, criar Unidades Básicas de Saúde Animal e hospitais veterinários públicos, reduzir impostos em rações e medicamentos animais, criar um cadastro de protetores animais, proibir rodeios, além de outras diversas políticas públicas pelos animais.

  • THAIS TOSTES (REDE/RJ) – 18108

perfil_thais_tostes

Facebook: @ThaisTostes108

TSE: Perfil

Thaís é repórter há 17 anos, com atuação em midiativismo, colaboradora da Mídia Ninja. É ativista pelos dos direitos humanos e pelos direitos animais, com atuação em resgate, cuidados e proteção. Coordena um dos maiores santuários de animais da América Latina, Santuário Salvando Vidas. É vegana e inicializadora do Coletivo Vegano, que tem como histórico a promoção de educação sobre proteção animal com jovens de periferia e crianças tuteladas pelo Estado.

Outros políticos que merecem destaque


Os políticos abaixo não são veganos (ou não há informação que comprove isto), mas tem tido propostas efetivas no combate aos maus-tratos de animais.

  • CÉLIO STUDART (PV/) – 4321 

perfil_celio_studart

Facebook: @Celio.Studart 

TSE: Perfil

Célio Studart advogado, ambientalista, educador, fundador do Instituto Politizar e Vereador de Fortaleza. Célio pretende destinar 1,5 milhão de reais de emendas parlamentares pra construção do Hospital Público Veterinário do Ceará, pretende aumentar penas para quem maltrata animais e também por fim a eutanásia em animais que podem ser tratados.

  • DANIEL MARQUES (PV/) – 4333

perfil_daniel_marques

Facebook: @DanielMarquesdoPV

TSE: Perfil

Daniel é advogado especialista em política socioambiental, pós-graduado em ciências penais e segurança pública e mestre em gestão ambiental. Foi secretário de meio ambiente, vereador e coordenador da proteção animal em Niterói. Pretende criminalizar o abandono e comércio de animais em logradouro público, combater a exportação de animais vivos e aumentar a pena para o crime de tráfico de animais silvestres e de maus-tratos, além de outros projetos para os animais. O candidato é vegetariano há 3 anos.

  • CLÁUDIA VISONI (PSOL/SP) – 50900

perfil_claudia_visoni

Facebook: @Claudia.Visoni

TSE: Perfil (bancada ativista)

Cláudia está numa candidatura coletiva em conjunto com 8 outros ativistas chamada bancada Ativista. Jornalista e ativista da agricultura urbana, agroecologia e permacultura urbana. Pesquisa assuntos ligados à ecologia e ao consumo, buscando alternativas para viver bem economizando os recursos naturais. Já participou do Movimento Cisterna Já, Aliança Pela Água é uma das articuladoras das Hortas das Corujas e apoiadora da rede Hortelões Urbanos.

  • GOURA NATARAJ (PDT/PR) – 12108

perfil_goura_nataraj

Facebook: @MandatoGoura

TSE: Perfil

Goura é vereador de Curitiba, graduado e mestre em Filosofia pela UFPR, professor de yoga. Defende as causas da mobilidade, meio ambiente, agricultura urbana, alimentação consciente, parto humanizado, cultura da paz, redução de resíduos, direitos humanos, acessibilidade e valorização dos serviços e servidores públicos. Faz parte de diversos grupos de ativismo e é co-fundador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu. É apoiador da segunda sem carne.

  • REGINA BECKER FORTUNATI (PTB/RS) – 14580 

perfil_regina_becker_fortunati

Facebook: @ReginaBeckerFortunati

TSE: Perfil

Regina Becker Fortunati é deputada estadual no Rio Grande do Sul onde coordena a Frente Parlamentar dos Direitos Animais e é titular das comissões de Assuntos Municipais e de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Foi professora da rede estadual e assessora na área de Comunicação Social. É ativista da causa animal há mais de 40 anos e propôs diversos projetos de defesa animal como o Projeto de Lei “Um dia sem Carne”, PL que garante aposentadoria a animais do Estado, PL que requer um Novo Código Estadual de Proteção dos Animais, PL que ajuda animais de rua, PL que permite que animais de estimação visitem animais, contra a exportação de animais vivos, entre outros diversos. É vegetariana.

  • RICARDO IZAR JR. (PP/SP) – 1111

perfil_ricardo_izar

Facebook: @RicardoIzarOficial

TSE: Perfil

Ricardo é economista, formado pela FAAP, e foi eleito Deputado Federal pelo Estado de São Paulo em 2010. É Presidente das Frentes Parlamentares de Defesa dos Direitos dos Animais, de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Regulamentação Profissional e outras. Foi criador e Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar maus-tratos aos animais (2015). Tem destaque em Projetos de Lei na defesa dos animais.

  • ROBERTO TRIPOLI (PV) – xx

perfil_roberto_tripoli

Facebook: @RobertoTripoliOficial

TSE: —

Ricardo é formado em publicidade e atua como Deputado Estadual em São Paulo. É ex-vereador da cidade de São Paulo, por 7 mandatos, conseguiu neles o primeiro hospital público gratuito para cães e gatos, inaugurado em 2012, e em 2014 conseguiu que a Prefeitura implantasse a segunda unidade. Promoveu uma Comissão de Estudos sobre Animais. à frente de movimentos contra a caça, rodeios, farra do boi e touradas, animais em circos e pela humanização no trato dos animais abandonados.

  • SAMANTHA CONSTANZA (PHS/SP) – 3150

perfil_samantha_constanzaFacebook: @samanthaconstanza

TSE: Perfil

Samantha é psicóloga, escritora e atualmente mestranda em filosofia. É ativista em prol da causa animal há mais de 15 anos, tendo participado como voluntária em várias ONGs de proteção e resgate de animais. Aos 25 anos optou por ser vegetariana, exclusivamente, por compaixão aos animais. No início de 2012 co-fundou a SFAP – Sanny Fundação de Apoio a Protetores de Animais.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/09/eleicoes-de-2018-tem-candidatos-que-representam-causa-animal/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.