Sabe quando você leva seu cachorro ao parque e lá você vê vários cães deitando-se um para o outro, inclusive para o seu cão, ou até mesmo o seu cão fazendo isso para outros cães?

Os cães são animais sociáveis e suas ações, movimentos e sons fazem parte da linguagem deles, a linguagem corporal é uma das mais importantes para os cães que mostram como se sentem em relação a outros cães e humanos usando gestos.

cães brincando

Deitar no chão

O deitar no chão ao ver outro cão é claramente um gesto onde o cão chama o outro para brincar, os cães também fazem isso com seus tutores e crianças, deitar com as patas dianteiras e levantar o bumbum é outro gesto em que o cão chama para brincar.

Deitar-se e correr, principalmente abanando a calda é um sinal muito claro de que o cão está chamando o outro para brincar, então se seu cão faz isso com você é porque ele quer brincar e está te chamando para se divertirem.

cães brincando

Socialização

Os cães aprendem com a socialização e quanto mais convívio com outros cães eles tem, mais sociáveis eles se tornam, aprendem como agir e o que os gestos dos outros cães significa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como seu comportamento influencia na personalidade do seu cão

Além de se tornarem animais muito mais calmos, pois passam a ver outros cães como companheiros de diversão e não uma possível ameaça como os cães pouco socializados enxergam outros animais.

cães felizes

Chamar para brincar é um sinal ótimo de que o seu cão está sendo bem socializado, e você deve continuar socializando seu cão e mostrando que outros animais são algo bom, se seu cão não age assim você deve socializa-lo mais com cautela, claro.

Recusa

Nem sempre um cão mesmo socializado vai querer brincar quando o outro chamar, os cães possuem níveis de energia diferentes, ou às vezes o cachorro só não está afim de brincar, isso é normal, caso ele não queira brincar o cachorro deve olhar e ignorar a solicitação do colega.

filhote brincando

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com cães que choram

Isso é muito comum, mas é possível que saia briga se o cão que chamou para brincar forçar a barra e insistir na brincadeira chegando a tocar no outro cão, vale a pena ter muita atenção nesses casos para intervir se necessário, mas é muito possível que o cão mais agitado entenda que deve recuar mesmo sem a intervenção humana.

Isso acontece muito com cães mais novos que tem seu convite para brincar ignorado por cães mais velhos, com o tempo e a socialização o cão mais novo entende que deve recuar quando o outro cão não demonstrar interesse.

Dica

filhote brincando

Socializar os cães é um dos ingredientes da receita mais simples para se criar um cão equilibrado, todo cão precisa de socialização, alimentação equilibrada e atividades físicas regulares para que os cães consigam ter uma vida tranquila.

Animais pouco socializados podem se tornar cães estressados, e até mesmo violentos, se você tem um filhotinho essa é a hora perfeita para socializa-lo com outros cães, se seu cão já é adulto e não foi socializado, um bom adestrador pode te ajudar a socializar seu cão da forma correta, sem forçar o animal a contatos que o deixem desconfortável, mas fazendo-o associar outros cães a algo positivo.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/entenda-por-que-caes-deitam-no-chao-ao-ver-outro-cao/.