Fala-se muito dos cães destruidores, que quando o tutor chega em casa encontra aquele cenário de guerra com tanta destruição, e sim, esse comportamento quando o cão não é bem educado é muito comum, mas existem outros comportamentos intrigantes.

E muitos cães pegam as coisas dos donos, mas não destroem, seja um sapato , almofada da cama ou roupa, e esse comportamento chega a ser ainda mais curioso. Nesse artigo você entende os motivos desse comportamento e o problema que pode representar.

cão com objeto

Quando os cães sentem Saudade

O cão pode estar com saudade do dono, se o comportamento acontece muito quando o dono não está, e outro morador da casa acaba percebendo esse comportamento de forma recorrente, pode significar que o cão sente saudade do tutor.

É possível que o cão sinta falta do tutor mesmo com ele por perto, caso o dono não dê a devida atenção ao cãozinho, vale lembrar que quanto melhor for a rotina do peludo, melhor ele vai se sentir emocionalmente, mesmo que sozinho em casa, ou com o dono longe, caso esteja trabalhando ou em outra atividade.

cão esperando na janela

Quando o cão quer atenção

Muitos cães aprendem que quando pegam um sapato seu, você larga o que está fazendo e vai até ele tirar o sapato de você, ele pode até levar uma bronca e não ser a interação ideal, mas para ele já é atenção e é melhor que nada.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como acostumar o cão ao passeio

Muitos donos acabam transformando a coisa em uma brincadeira, então, quando o tutor sai correndo atrás do cão que foge dele e tudo se torna uma correria pela casa, o que seria uma bronca se torna brincadeira e a situação fica mais recorrente.

cão pula no dono

Às vezes o dono pode até não levantar para retirar o objeto do cão, mas ele pode continuar tentando, se o cão pega algum objetivo proibido e vai até você, praticamente esfregando na sua cara que ele está fazendo algo que não é permitido, então ele com certeza tem o objetivo de chamar atenção.

Quando os cães estão em Depressão

Se o seu cãozinho está agindo como o descrito no primeiro tópico, é bom ter cuidado, pois ele pode estar desenvolvendo depressão causada por ansiedade de separação, esse é um assunto muito preocupante que sempre falamos aqui, então se você notou essa tristeza no seu cão, procure mudar a rotina.

cão triste

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como e porque criar seu cão de forma independente

Faça passeios regulares, diários e em mantenha rotina de alimentação, brincadeiras e tudo mais nos horários certos. Ajude seu cãozinho a ter uma rotina saudável e que o mantenha ocupado, lembre-se que cães são animais muito sociáveis que precisam de interação com pessoas e outros animais.

Evitando comportamentos indesejados dos cães

Se o seu cãozinho costuma pegar algo seu para chamar sua atenção e você quer acabar com isso, então é importante parar de dar atenção a ele quando ele pega algo que não deve, e começar a recompensá-lo com sua atenção –que é o que ele quer- quando ele pegar os brinquedos dele, ou tiver outro comportamento que te agrade.

cão e dono passeando

Educando o seu cão

Se seu cão é novo e ainda não desenvolveu nenhum desses comportamentos, é muito legal pensar desde agora em criar uma boa rotina para ele e em tomar cuidado para não reforçar comportamentos indesejados.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Se possível adestrar o cão, mesmo em casa é uma ótima ideia, mas pequenas atitudes como não se despedir do seu cão quando for sair aliado a uma boa rotina pode evitar qualquer problema.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/entenda-porque-alguns-caes-pegam-objetos-dos-donos-e-nao-destroem/.